Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p31Keywords:
Ensino de Literatura, Formação do Leitor, RPG.Abstract
Este trabalho discute o uso do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) como alternativa metodológica no ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica. Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual. Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo e o leitor deve ser considerado em sua totalidade; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (2004) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê. Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2000) e Caillois (1990). Esse percurso proporcionou-nos valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia, no ensino da leitura, atenta às necessidades dos “leitores reais” (JOUVE, 2002), oriundos, muitas vezes, de espaços sociais alheios aos círculos literários.Metrics
Metrics Loading ...
References
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Andréa Stahel M. da Silva. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital. Tradução de Magali de Castro. In. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de Educação. 2º ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 71-79.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução de J. G. Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ________________. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
CARBELLO, Sandra Regina Cassol; LOPES, Nataliza Francisca Mezzari; ROSA, Chaiane de Medeiros. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v.13, n.1, p. 162 ‐ 179, jan/jun. 2015.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2009.
GOODMAN, Kenneth. Unidade na leitura: um modelo psicolinguístico transacional. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 9-43, dez. 1991. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16125. Acesso em: 05 maio 2016.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo, 2000.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PICARD, Michel. La lecture comme jeu: essai sur la littéraature. Lonrai: Minuit, 2011.
SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/ dissertações/2008/2008%20-%20SCHMIT,%20Wagner%20Luiz.pdf. Acesso em: 13 abr. 2017.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital. Tradução de Magali de Castro. In. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de Educação. 2º ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 71-79.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução de J. G. Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ________________. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
CARBELLO, Sandra Regina Cassol; LOPES, Nataliza Francisca Mezzari; ROSA, Chaiane de Medeiros. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v.13, n.1, p. 162 ‐ 179, jan/jun. 2015.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2009.
GOODMAN, Kenneth. Unidade na leitura: um modelo psicolinguístico transacional. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 9-43, dez. 1991. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16125. Acesso em: 05 maio 2016.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo, 2000.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PICARD, Michel. La lecture comme jeu: essai sur la littéraature. Lonrai: Minuit, 2011.
SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/ dissertações/2008/2008%20-%20SCHMIT,%20Wagner%20Luiz.pdf. Acesso em: 13 abr. 2017.
Downloads
Published
2020-07-27
How to Cite
LIMA, S. O.; SILVA ZAMARIAM, F. Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 31–49, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40746. Acesso em: 21 may. 2024.
Issue
Section
Article
License
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors’ style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.