A Avaliação da Textualidade no Processo de Escrita Didático-Acadêmica: um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p96

Palabras clave:

, Estratégias de textualidade, escrita didático-acadêmica, produção de material didático.

Resumen

Neste artigo, investigamos as estratégias de textualidade desenvolvidas na escrita didático-acadêmica de material utilizado para os cursos de especialização na modalidade a distância. O corpus de pesquisa é constituído de 25 versões do texto-base do gênero webaula produzidas por 10 professores do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (EPCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Discutimos o processo de produção do gênero webaula e analisamos a forma de textualizar e de realizar as operações linguísticas feitas pelos docentes. Ao final do estudo, vimos que os professores utilizam as operações de textualização – continuidade, progressão, não contradição, articulação – bem como a informatividade, heterogeneidade marcada como principais estratégias textual-discursivas. Tais operações se dão a partir de uma articulação direta com o modo de produção colaborativo do material didático, a perspectiva de reversibilidade discursiva e a dupla audiência prevista pelos sujeitos para o texto.

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Biografía del autor/a

Débora Liberato Arruda Hissa, Professora do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2020-07-27

Cómo citar

LIBERATO ARRUDA HISSA, Débora. A Avaliação da Textualidade no Processo de Escrita Didático-Acadêmica: um estudo de caso. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 96–112, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40712. Acesso em: 29 nov. 2024.