Assimetria de Construções e de Idéias em Textos Escolares

Autores/as

  • José Carlos Cunha Universidade Federal do Pará
  • Célia Brito

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p159

Palabras clave:

Assimetria de construções, Assimetria de idéias, Paralelismo sintático, Paralelismo semântico.

Resumen

 


 

Analisam-se enunciados que desobedecem ao paralelismo sintático e/ou semântico; propõe-se uma categorização de diferentes tipos de assimetria; e apresentam-se orientações suscetíveis de aperfeiçoar o desempenho de falantes de língua portuguesa quanto à produção de enunciados simétricos.

 

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Publicado

2004-07-15

Cómo citar

CUNHA, José Carlos; BRITO, Célia. Assimetria de Construções e de Idéias em Textos Escolares. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 159–184, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2002v5n1p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3646. Acesso em: 23 dic. 2024.