Mulheres de negócios comandam? uma análise do discurso a partir do editorial SEBRAE sobre a mulher

Autores/as

  • CRISTIANE GOMES DE Souza UNIVERSIDADE FERAL DE ALAGOAS FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p213

Palabras clave:

Análise do Discurso, Capital, Mulher.

Resumen

O presente trabalho constitui uma análise preliminar aos estudos de construção da tese de doutoramento em Linguística, e tem por finalidade analisar, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa com a filiação teórico-metodológica do Materialismo Histórico Dialético, a posição de sujeito assumida pelo presidente do SEBRAE ao falar sobre e para a mulher de negócios em editorial publicado na Revista Conhecer Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo é observar, com a escritura do discurso do Capital e seus efeitos de sentidos, compreendidos nas contradições sociais, relações sócio históricas e ideológicas que constituem o processo discursivo, como se constrói uma representação da mulher para a formação discursiva (FD) de mercado - que mobiliza dizeres e valores, e ao mesmo tempo tenta mostrar-se como construindo um discurso novo sobre a mulher. A partir disso é possível analisar porque certas posturas são valorizadas e porque certos dizeres são materializados (e outros silenciados) pela publicação. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

CRISTIANE GOMES DE Souza, UNIVERSIDADE FERAL DE ALAGOAS FEDERAL UNIVERSITY OF ALAGOAS

Psicologia

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

SOUZA, C. G. D. Mulheres de negócios comandam? uma análise do discurso a partir do editorial SEBRAE sobre a mulher. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 213–239, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/26495. Acesso em: 16 may. 2024.