A representação social do professor da educação básica instituída nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p433Palabras clave:
Formação de professores. Figuras do agir. Diretrizes Curriculares.Resumen
Neste artigo, apresentamos os resultados da análise da Diretriz Curricular Estadual de Língua Portuguesa, documento oficial orientador das práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino do estado do Paraná. Os objetivos foram: identificar quem são os envolvidos no sistema de ensino colocados em cena pela diretriz, e identificar qual a representação social do professor instituída por esse documento. Para tanto, a pesquisa ancorou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2009). Os resultados revelam que os principais actantes colocados em cena pelo documento são os professores da Educação Básica e os alunos, e que o professor, em oposição a definição de sujeito epistêmico apresentada pelo documento, é instituído como agente de seu agir.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.