A representação social do professor da educação básica instituída nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Elvira Lopes Nascimento Docente Associada da Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p433

Palavras-chave:

Formação de professores. Figuras do agir. Diretrizes Curriculares.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados da análise da Diretriz Curricular Estadual de Língua Portuguesa, documento oficial orientador das práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino do estado do Paraná. Os objetivos foram: identificar quem são os envolvidos no sistema de ensino colocados em cena pela diretriz, e identificar qual a representação social do professor instituída por esse documento. Para tanto, a pesquisa ancorou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2009). Os resultados revelam que os principais actantes colocados em cena pelo documento são os professores da Educação Básica e os alunos, e que o professor, em oposição a definição de sujeito epistêmico apresentada pelo documento, é instituído como agente de seu agir.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho/Pr. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Elvira Lopes Nascimento, Docente Associada da Universidade Estadual de Londrina.

Docente Associada da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2012-06-19

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; NASCIMENTO, Elvira Lopes. A representação social do professor da educação básica instituída nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 433–455, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p433. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12862. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos