Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p77Keywords:
Letramentos acadêmicos, Língua inglesa, EmentasAbstract
Nas diferentes áreas do saber, em contexto de internacionalização, a geração e difusão do conhecimento científico para a promoção da cidadania, da democracia e da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e global, estão intrinsecamente relacionadas aos letramentos acadêmicos em línguas adicionais. Entendendo letramentos acadêmicos como as habilidades necessárias que precisam ser desenvolvidas para se agir no contexto acadêmico (LEA; STREET, 1998), este artigo apresenta o mapeamento das iniciativas referentes às ações de letramentos acadêmicos em língua inglesa em ementas de cursos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O referencial teórico condutor deste trabalho são as categorizações de modelos de letramento delineadas por Lea e Street (1998). Esta pesquisa apoiou-se no método misto sequencial exploratório (TASHAKKORI; CRESWELL, 2007), com procedimentos de análise interpretativa, dedutiva e indutiva, considerando particularidades contextuais. Os dados foram coletados por meio da 1) busca de ementas em PPCs de cursos da Unespar; 2) análise das ementas em relação a termos associados às categorizações de modelos de letramento (LEA; STREET, 1998; 2014). Os resultados das análises revelam escassas ações de letramentos voltadas para a língua inglesa, o que indica a necessidade de projetos que atendam às demandas de letramentos acadêmicos nesse idioma.Downloads
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Published
2021-12-27
How to Cite
CORRÊA, Francini P. Poliseli; TREVISANI, Ana Paula; ZAMBONI, Alessandra Silva Quadros. Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 77–94, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n3p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41893. Acesso em: 16 feb. 2025.
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