O discurso da relação entre teoria e prática na formação do professor de português

Autores

  • Nilsa Brito Ribeiro universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p271

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar efeitos de sentido em discursos de alunos de Letras sobre a relação entre teoria e a prática. Temos a hipótese de que nos confrontos e nos deslocamentos de sentidos, a formação do futuro professor é discursivamente significada e a identidade profissional é  provisoriamente construída. O espaço considerado como privilegiado para a explicitação desta relação são as atividades de estágio, em que circulam sentidos sobre os conhecimentos apreendidos no curso de Letras e saberes praticados no espaço da docência. Entrevistas orais e relatórios de estágios são os instrumentos adotados para a composição dos dados. Adotamos uma perspectiva sócio-histórica de linguagem, na interface com o campo da educação. As análises sugerem a existência de uma regularidade discursiva nas vozes dos alunos, em que a relação entre teoria e prática se apresenta segmentada por dois tempos-espaços distintos da formação do professor de Português.

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Biografia do Autor

Nilsa Brito Ribeiro, universidade Federal do Pará

Doutora em Linguística pela UNICAMP- Professora da Faculdade de Estudos da Linguagem da UFPA/Campus de Marabá

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Publicado

2013-12-04

Como Citar

RIBEIRO, N. B. O discurso da relação entre teoria e prática na formação do professor de português. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 271–292, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n2p271. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15540. Acesso em: 1 maio. 2024.