Práticas de leitura na escola: concepções e abordagens

Autores

  • Maria Fátima Silva Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p257

Palavras-chave:

Leitura, Concepções de leitura, Ensino de língua materna.

Resumo

Este artigo visa problematizar o lugar ocupado pela leitura no ensino de língua materna. Para tanto, ao longo desse estudo, buscamos responder às seguintes questões: Por que a leitura é trabalhada na escola com o único objetivo de ensinar a ler? Por que se ensina uma única maneira de ler se os leitores fazem usos de diferentes modalidades em função dos objetivos que se pretendem alcançar? Esse trabalho encontra-se fundamentado em autores como Lerner (2002), Kleiman (2007) e Geraldi (1996). Os resultados indicam que ainda persiste uma prática de atividade de leitura centrada nas habilidades de decodificação da escrita.

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Biografia do Autor

Maria Fátima Silva Santos, UFRN

Graduada em Letras - UFRN (2004), com Especialização em Língua Portuguesa - UFRN (2006) e Mestrado em Letras - UFRN (2009). Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de ensino na cidade de Santa Cruz/RN.

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Publicado

2010-06-10

Como Citar

SANTOS, M. F. S. Práticas de leitura na escola: concepções e abordagens. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 257–276, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p257. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4630. Acesso em: 25 abr. 2024.