Práticas de leitura na escola: concepções e abordagens
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p257Palavras-chave:
Leitura, Concepções de leitura, Ensino de língua materna.Resumo
Este artigo visa problematizar o lugar ocupado pela leitura no ensino de língua materna. Para tanto, ao longo desse estudo, buscamos responder às seguintes questões: Por que a leitura é trabalhada na escola com o único objetivo de ensinar a ler? Por que se ensina uma única maneira de ler se os leitores fazem usos de diferentes modalidades em função dos objetivos que se pretendem alcançar? Esse trabalho encontra-se fundamentado em autores como Lerner (2002), Kleiman (2007) e Geraldi (1996). Os resultados indicam que ainda persiste uma prática de atividade de leitura centrada nas habilidades de decodificação da escrita.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Signum: Estudos da linguagem, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.