Práticas de leitura na escola: concepções e abordagens

Autores/as

  • Maria Fátima Silva Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p257

Palabras clave:

Leitura, Concepções de leitura, Ensino de língua materna.

Resumen

Este artigo visa problematizar o lugar ocupado pela leitura no ensino de língua materna. Para tanto, ao longo desse estudo, buscamos responder às seguintes questões: Por que a leitura é trabalhada na escola com o único objetivo de ensinar a ler? Por que se ensina uma única maneira de ler se os leitores fazem usos de diferentes modalidades em função dos objetivos que se pretendem alcançar? Esse trabalho encontra-se fundamentado em autores como Lerner (2002), Kleiman (2007) e Geraldi (1996). Os resultados indicam que ainda persiste uma prática de atividade de leitura centrada nas habilidades de decodificação da escrita.

Biografía del autor/a

Maria Fátima Silva Santos, UFRN

Graduada em Letras - UFRN (2004), com Especialização em Língua Portuguesa - UFRN (2006) e Mestrado em Letras - UFRN (2009). Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de ensino na cidade de Santa Cruz/RN.

Publicado

2010-06-10

Cómo citar

SANTOS, Maria Fátima Silva. Práticas de leitura na escola: concepções e abordagens. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 257–276, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p257. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4630. Acesso em: 4 jul. 2024.