Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar

Autores/as

  • Francini P. Poliseli Corrêa Universidade Estadual do Paraná
  • Ana Paula Trevisani Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9786-9893
  • Alessandra Silva Quadros Zamboni Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p77

Palabras clave:

Letramentos acadêmicos, Língua inglesa, Ementas

Resumen

Nas diferentes áreas do saber, em contexto de internacionalização, a geração e difusão do conhecimento científico para a promoção da cidadania, da democracia e da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e global, estão intrinsecamente relacionadas aos letramentos acadêmicos em línguas adicionais. Entendendo letramentos acadêmicos como as habilidades necessárias que precisam ser desenvolvidas para se agir no contexto acadêmico (LEA; STREET, 1998), este artigo apresenta o mapeamento das iniciativas referentes às ações de letramentos acadêmicos em língua inglesa em ementas de cursos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O referencial teórico condutor deste trabalho são as categorizações de modelos de letramento delineadas por Lea e Street (1998). Esta pesquisa apoiou-se no método misto sequencial exploratório (TASHAKKORI; CRESWELL, 2007), com procedimentos de análise interpretativa, dedutiva e indutiva, considerando particularidades contextuais. Os dados foram coletados por meio da 1) busca de ementas em PPCs de cursos da Unespar; 2) análise das ementas em relação a termos associados às categorizações de modelos de letramento (LEA; STREET, 1998; 2014). Os resultados das análises revelam escassas ações de letramentos voltadas para a língua inglesa, o que indica a necessidade de projetos que atendam às demandas de letramentos acadêmicos nesse idioma.

Biografía del autor/a

Francini P. Poliseli Corrêa, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu estudos doutorais no ano de 2015, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Paula Trevisani, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu estudos doutorais no anos de 2020, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Alessandra Silva Quadros Zamboni, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu o doutorado em 2018, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná.

Citas

CORBETT, J. B. An intercultural approach to English language teaching. Series: Languages for intercultural communication and education. Multilingual matters: Clevedon, 2003.

CRISTOVÃO, V. L. L. Ações de didatização de gêneros em prol de Letramentos acadêmicos. In: Projeto de Pesquisa submetido ao edital de Bolsa Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional em Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ser desenvolvido no triênio 2019-2021. Universidade Estadual de Londrina – Londrina, jul. 2018.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial 2ª parte,
p. 357-369. 2011. Disponível em: http://www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf. Acesso em 12 de out. 2020.

FRIZZO, G. F. E.; MARIN, E. C.; SCHELLIN, F. O. A extensão universitária como elemento estruturante da universidade pública no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 623- 646, 2016. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/. Acesso em: 26 jan. 2020. GEE, J. P. Social Linguistics and literacies: ideology in discourses. 2.ed. Baskerville, UK: Taylor&Francis, 1996.

KLEIMAN, B. A.; ASSIS, J. A. (Orgs.) Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 27-59.

KLEIMAN. A. Preciso “ensinar” letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Editora CEFIEL: Campinas, 2005.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling "the New" in New Literacies. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin (Orgs.). A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education. London, v. 23, n. 2, p. 157-172,1998.

LEA. M. R.; STREET, B. V. The "Academic Literacies" Model: Theory and Applications.Theory into Practice. v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Tradução: KOMESU F. e FISCHER, A. In: Revista Filologia e Língua Portuguesa. São Paulo: USP, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

MAGALHÃES, T.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:uma leitura. Campinas: Pontes Editores, 2018

MOTTA-ROTH, D.; SCHERER, A.; SCHMIDT, A.; SELBACH, H.; PRETTO, A.
Letramentos acadêmicos em comunidades de prática: culturas disciplinares. Letras, n. 52, 2016. doi:https://doi.org/10.5902/2176148525326

MOTTA-ROTH, D. Letramentos científicos: sentidos e valores. Notas de Pesquisa. Santa Maria, RS, v. 1, n. 0, p. 12-25, 2011.

QUADROS-ZAMBONI, A. S. Apendicite formativa nos cursos de Letras: reflexões sobre a formação do professor de inglês. Coleção Educação e Linguagem, v. 14. Campinas: Pontes, 2015.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. Professores-autores-formadores: princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. 224 p.

TASHAKKORI, A.; CRESWELL, J. W. Editorial: Exploring the Nature of Research Questions in Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1(3), 207-211.

UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Estatuto da Universidade Estadual
do Paraná - Unespar. Alterado pela Resolução n. 12 de 2014 – COU/Unespar, publicada no Diário
Oficial do Estado do Paraná, edição nº 9476. Apucarana: Unespar, 2015a. Disponível em: https://bit.
ly/2XIU4j9. Acesso em: jul. 2020.

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Programa de reestruturação curricular dos
cursos da Unespar: diretrizes gerais. Apucarana: Unespar, 2015b. Disponível em: http://prograd.unespar.
edu.br/sobre/ppc-reestruturacao-de-cursos. Acesso em:12 out. 2020

Publicado

2021-12-27

Cómo citar

CORRÊA, Francini P. Poliseli; TREVISANI, Ana Paula; ZAMBONI, Alessandra Silva Quadros. Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 77–94, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n3p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41893. Acesso em: 7 jul. 2024.