Verbos auxiliares e locuções verbais: descrição e análise comparada do português, francês e inglês

Autores

  • Gustavo Lopez Estivalet 1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 3. Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition (L2C2, UMR5304) http://orcid.org/0000-0003-3462-4156

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p240

Palavras-chave:

Verbos Auxiliares, Locuções Verbais, Tempos Compostos.

Resumo

Este trabalho apresenta de forma objetiva e estruturada a utilização dos principais verbos auxiliares e sua aplicação em locuções verbais no português, francês e inglês. Os verbos auxiliares possuem um importante papel na modulação do aspecto nos tempos compostos. Eles permitem a construção de locuções verbais complexas capazes de relativizar o tempo e o aspecto dos eventos descritos pelas noções do verbo principal. Sua utilização nas diferentes línguas possue enormes semelhanças e paralelos, mas também diferenças definidas diacronicamente e gramaticalmente. Sendo assim, este estudo faz uma descrição detalhada dos principais verbos auxiliares das três línguas citadas através de conceitos e definições da literatura. Em seguida, realiza uma análise da utilização dos diferentes verbos auxiliares através de exemplos e equivalências entre as línguas, finalizando com uma discussão comparada dos verbos auxiliares, tempos compostos e locuções verbais no português, francês e inglês. Enfim, a partir deste estudo, obtém-se uma melhor compreensão da modulação predicativa através de sintagmas verbais complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Lopez Estivalet, 1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 3. Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition (L2C2, UMR5304)

É doutor (2016) em Neurociências e Ciências Cognitivas na École Doctorale Neurosciences et Cognition (NSCo) da Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL) no Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition (L2C2), Lyon, França, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa o reconhecimento de palavras, o acesso lexical e o processamento morfológico em monolíngues e bilíngues através de experiências psicolinguísticas, eletroencefalografia (EEG) e rastreamento ocular (eye-tracking). Possui mestrado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pesquisa sobre a aquisição de linguagem e a produção oral em língua estrangeira. É graduado em Letras - Língua Francesa e Literaturas, habilitação em licenciatura e habilitação em bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em linguística, psicolinguística, neurolinguística, morfologia, sintaxe, semântica e ciências cognitivas. Possui formação de Técnico em Eletrônica com experiência em linguagens de programação.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

ESTIVALET, Gustavo Lopez. Verbos auxiliares e locuções verbais: descrição e análise comparada do português, francês e inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 240–264, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p240. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/29110. Acesso em: 13 nov. 2024.