A expressividade argumentativa do adjetivo no texto publicitário

Autores

  • Suzete Silva UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Esther Gomes de Oliveira UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira Professora do Colégio Maxi

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p201

Palavras-chave:

Argumentação. Adjetivo. Texto Publicitário.

Resumo

A linguagem é muito dinâmica, consequentemente, são grandes os desafios para o enquadramento das palavras em classes, pois a compreensão gerada por determinada palavra está vinculada ao contexto, ancorada nos papéis sintáticos e semânticos que é capaz de desempenhar no ambiente de uso linguístico. Neste artigo, enfocaremos o uso do adjetivo, classe que, gramaticalmente, não possui autonomia sintática e atribui qualidades para a classe do substantivo, liga-se a ele de maneira intrínseca, formando, como atributo ou predicativo, um sintagma indivisível. Entretanto, o jogo intersubjetivo da adjetivação compõe, em grande parte, o processo constitutivo do ato comunicativo, pois exprime sentimentos variados e sua utilização ocasiona inúmeros efeitos de sentido nos interlocutores que os interpretam de acordo com suas competências linguístico-discursivas. Assim, expondo como corpus enunciados selecionados de textos publicitários, consideramos de grande valia a apresentação desse artigo, no qual exibimos, à luz das teorias argumentativas um estudo do adjetivo com base em Neves (2000) e em Castilho (2010).

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Biografia do Autor

Suzete Silva, UEL - Universidade Estadual de Londrina

 

Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Docente no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina.

Esther Gomes de Oliveira, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Professora do Colégio Maxi

Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2013-01-20

Como Citar

SILVA, S.; OLIVEIRA, E. G. de; OLIVEIRA, L. C. G. de. A expressividade argumentativa do adjetivo no texto publicitário. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 201–231, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n1p201. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2237-4876.2013v16n201. Acesso em: 1 maio. 2024.