O Ontem e o Hoje na Construção do Livro Didático de Português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p28

Palavras-chave:

Livro didático, português, contexto sócio-histórico

Resumo

Este artigo analisa algumas mudanças ocorridas nos livros didáticos de português e as relaciona com as próprias alterações no ensino da língua materna. Ele é fruto de uma pesquisa documental realizada a partir da comparação de dois livros publicados em épocas diferentes: 1969 e 2018. A partir dessa comparação, foi possível refletir sobre o percurso socio-histórico do livro didático de português, sua estrutura e concepção teórica. A base teórica deste artigo articula a leitura de diferentes autores que discutem o ensino de língua portuguesa sob diversas perspectivas. Os livros didáticos, por serem um produto cultural, são frutos do contexto socio-histórico e se relacionam com os variados discursos presentes na sociedade, entre eles os documentos oficiais, as teorias linguísticas e de ensino e o próprio público a quem se destina (docente e discente). Como resultado dessa análise, foi possível identificar uma mudança nas concepções teóricas e nas orientações legais que permeiam a disciplina ao longo dos quase cinquenta anos que distanciam as duas obras, tais alterações interferiram na construção dos livros didáticos. Embora haja muitas mudanças (tanto visuais como estruturais), é possível afirmar que os livros didáticos de português ainda apresentam pontos de permanência que o atrelam ao ensino tradicional.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

SANTANA, Andreia Cunha Malheiros; MERLI, Rafaela. O Ontem e o Hoje na Construção do Livro Didático de Português. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 28–42, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p28. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43362. Acesso em: 12 nov. 2024.