O Ontem e o Hoje na Construção do Livro Didático de Português
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p28Keywords:
Livro didático, português, contexto sócio-históricoAbstract
Este artigo analisa algumas mudanças ocorridas nos livros didáticos de português e as relaciona com as próprias alterações no ensino da língua materna. Ele é fruto de uma pesquisa documental realizada a partir da comparação de dois livros publicados em épocas diferentes: 1969 e 2018. A partir dessa comparação, foi possível refletir sobre o percurso socio-histórico do livro didático de português, sua estrutura e concepção teórica. A base teórica deste artigo articula a leitura de diferentes autores que discutem o ensino de língua portuguesa sob diversas perspectivas. Os livros didáticos, por serem um produto cultural, são frutos do contexto socio-histórico e se relacionam com os variados discursos presentes na sociedade, entre eles os documentos oficiais, as teorias linguísticas e de ensino e o próprio público a quem se destina (docente e discente). Como resultado dessa análise, foi possível identificar uma mudança nas concepções teóricas e nas orientações legais que permeiam a disciplina ao longo dos quase cinquenta anos que distanciam as duas obras, tais alterações interferiram na construção dos livros didáticos. Embora haja muitas mudanças (tanto visuais como estruturais), é possível afirmar que os livros didáticos de português ainda apresentam pontos de permanência que o atrelam ao ensino tradicional.
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