"Elfing na Educação Infantil Bilíngue”?

problematizando o inglês na educação bilíngue de línguas de prestígio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n2p54

Palavras-chave:

Inglês como Língua franca, Educação Bilíngue de prestígio, Materiais Didáticos

Resumo

Devido a sua natureza fluida, dinâmica e plural, a perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF) se apresenta como uma ruptura aos padrões hegemônicos, legitimando diversos falantes e contextos. No campo da educação bilíngue de prestígio, nota-se, ainda, a forte presença da hegemonia de saberes e cultura, imposta pelo Norte Global. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pela perspectiva de ILF para a Educação Bilíngue infantil delineada no portfólio bilíngue Global Kids (El Kadri; Saviolli, 2022), demonstrando as possibilidades e as potencialidades de ILF para o ensino de inglês para o contexto bi/multilíngue. Concluímos que o material analisado se apresenta como uma proposta “made in Brazil”, buscando associar temas críticos e locais à educação bilíngue, e se alinhando a implicações pedagógicas da perspectiva (Gimenez, 2009); ênfase em habilidades comunicativas e de acomodação e ênfase no multilinguismo (Calvo et. al., 2022), sendo que todas essas implicações agem no sentido de constituir a cidadania planetária. Ressaltamos a importância da produção local de materiais e propostas para a educação bilíngue de prestígio, que se afaste da ideologia de falantes nativos e considere os saberes locais e a pluralidade de línguas e culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, UEL

Doutora em Estudos da Linguagem e Professora da Universidade EStadual de Londrina. Possui pesquisa na área de formação de Professores de língua inglesa e Ensino de ingles como lingua franca.

Referências

BLOCK, D. Language education and globalization. Encyclopedia of language and education, v. 1, p. 31-43, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-30424-3_3

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1GaSdmySoRtMzcoC2bUkvmbFhrv2vU3xP/view>. Acesso em: 10 de jul. de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CALVO, L. C. S. et al. “English gradually” and multilingual support in EMI: insights from lecturers in two Brazilian universities. Journal of English as a Lingua Franca, v. 11, n. 2, p. 147-170, 2022. DOI: https://doi.org/10.1515/jelf-2022-2081

CANAGARAJAH, S. Challenges in decolonizing linguistics: the politics of enregisterment and the divergent uptakes of translingualism. Educational Linguistics, 2022. Disponível em DOI: https://doi.org/10.1515/eduling-2021-0005

<https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/eduling-2021-0005/html&gt>. Acesso em 20 de out. de 2023.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300017

DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H.; SIQUEIRA, S. How can we teach English as a lingua franca locally? In: Silveira, R., Gonçalves, A. (orgs) Applied Linguistics: Questions & Answers. Florianópolis: UFSC, 2021. p. 26-53. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/18kFugSsVw7BssbaG_P56IXszMOJFYWN1/view>. Acesso em 10 de nov. de 2023.

DUBOC, A. P. M. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “inglês como língua franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. Revista Da Anpoll, v. 1, n. 48. p. 10–22. Florianópolis, jan/jun. 2019. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1255>. Acesso em 10 de nov. de 2023. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1255

EL KADRI, M. S. Atitudes sobre o estatuto do inglês como língua franca em um curso de formação inicial de professores. 2010. 212 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum - Language and Culture, Maringá, v. 35, n. 2, p. 125-133, abr-jun. 2013. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3074/307428856005.pdf>. Acesso em: 10 de abr. de 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i2.14958

EL KADRI, M.S.; SAVIOLLI, V.C.B. Global Kids - Portfólio Bilíngue. Campinas,

Pontes Editores, 2022. DOI: https://doi.org/10.35920/arf.v24i1-2.54432

EL KADRI, M. S. Criando Inéditos-Viáveis Na Educação Bilíngue: Proposta Do Material ‘Global Kids’ Para A Construção De Uma Educação Bi/Multilíngue Crítica. crítica. In:

El Kadri, M.S., Saviolli, V. B. & Molinari, A. (Eds.). Educação de professores para o

contexto Bi/Multilíngue: perspectivas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 155-178, 2022.

EL KADRI, M. S.; SAVIOLLI, V. B.; SANTOS, C. G. Rumo a uma educação antirracista na educação bilíngue: a proposta do “Global Kids”. Entretextos, v. 22, n. 2 Esp., p. 107-129, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p107

EL KADRI, M. S.; SAVIOLLI, V. B.; MOLINARI, A. C. “Tough guys have feelings too” e

“Mae among the stars”: recriando identidades de gênero na educação infantil bilíngue por meio de um material didático para a escola bilíngue pública. In: EL KADRI, M. S.;

SAVIOLLI, V. B.; MOLINARI, A. C. Conversa com Educadores de Educação

Bi/Multilíngue: o que pesquisadores têm a nos dizer?. Campinas: Pontes Editores. No

prelo.

EL KADRI, M. S.; MEGALE, A. H. Visions, courage, and aspirations: Interculturality in Brazil’s Early Childhood Education. Anais do Congresso Internacional de Educación Bilingue. No prelo.

GARCIA, O. Bilingual education in the 21st century: A global perspective. Malden/Oxford: Wiley/Blackwell, 2009.

GARCIA, O., & LI WEI. Translanguaging: Language, bilingualism and education. London: Palgrave Macmillan, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137385765_4

GIMENEZ, Telma. Antes de Babel: Inglês como Língua Franca Global. In: anais 7º Encontro de Letras Linguagem e Ensino - ELLE, n. 7, p. 1-10, 2009.

GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S.; SIQUEIRA, D. S. P.; PORFIRIO, L. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 593-619, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/MYDYbjDqBK4SNBvxg6DBfjS/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 21 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820157010

GIMENEZ, T. Renomeando o inglês e formando professores de uma língua global (Renaming english and educating teachers of a global language). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 52, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15464>. Acesso em: 21 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i52.15464

GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (Ed.). English as lingua franca in

teacher education: a Brazilian perspective. Berlin: De Gruyter Mouton, 2018.

GOMES DE LIMA, J. H.; SILVA MACHADO, P. Avaliação No Ensino De Língua Inglesa: Problematizações à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, da Teoria Histórico-Cultural e do Inglês como Língua Franca. Revista De Letras - Juçara, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 79–94, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i2.2698. Disponível em: <https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2698>. Acesso em: 28 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2698

JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press. 2000.

JENKINS, J.; BAKER, W.; DEWEY, M). The Routledge handbook of English as a lingua franca. London: Routledge, 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315717173

KRAMSCH, C. Culture in language teaching. In: BROWN, K. (Ed.). Encyclopedia of language and linguistics. 2nd. Oxford: Elsevier Science, 2006, p. 322-329. DOI: https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/00611-8

MEGALE, Antonieta. Por uma educação bilíngue intercultural comprometida com a promoção de justiça social. EL KADRI, M.; SAVIOLLI, V. Educação de professores para o contexto Bi/Multilíngue: perspectivas e práticas. Pontes: Campinas, São Paulo, 2022.

MEGALE, A. H.; LIBERALI, F. Como implementar a multiculturalidade? In: MEGALE, A. (org) Educação bilíngue: Como fazer?. São Paulo: Fundação Santillana, 2021. p. 15-27.

RAJAGOPALAN, K. The concept of ‘World English’ and its implications for ELT. ELT journal, v. 58, n. 2, p. 111-117, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/58.2.111

ROMBALDI, G. Apropriações do sistema conceitual de inglês como língua franca na formação de professores: um experimento didático na residência pedagógica do curso de letras inglês. 2023. 232 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.

ROSA, G.; DUBOC, A. P. Analyzing the Concept and Field of Inquiry of English as a Lingua Franca from a Decolonial Perspective. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 27, n. 3, p. 840-857, 2022. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n3a14

SEIDLHOFER, B. Research perspectives on teaching English as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 24, p. 209-239, 2004. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/annual-review-of-applied-linguistics/article/10-research-perspectives-on-teaching-english-as-a-lingua-franca/708BFBA9B2DA9C86F631A257E8C935ED>. Acesso em: 11 de out. de 2023.

SEIDLHOFER, B. English as a Lingua Franca. ELT Journal, v.59, n.4, 2005. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1OqN0nEBK_SkHJgDHiRYMkHRBIqsw4UuE/view?usp=drive_web&authuser=0>. Acesso em: 11 de out. de 2023. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/cci064

SEWELL, A. English as a lingua franca: Ontology and ideology. ELT journal, v. 67, n. 1, p. 3-10, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccs061

SHOHAMY, E. Reinterpreting globalization in multilingual contexts. International Multilingual Research Journal. v.1 , n.2, 127-133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19313150701495421

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como Língua Franca Não é Zona Neutra, é Zona

Transcultural de Poder: Por Uma Descolonização de Concepções, Práticas e Atitudes. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. 93-113. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20257>. Acesso em: 24 nov. 2023.

SIQUEIRA, S. Por que oferecer o tapete vermelho ao inglês é um atalho para a marginalização de outras línguas e uma ameaça à educação multilíngue no Brasil. Língua, Linguagem e vida, p. 101-138, 2022.

Publicado

2023-08-30

Como Citar

EL KADRI, Michele Salles; GERALDO ELIAS, Ana Beatriz; ROMBALDI, Gabrieli. "Elfing na Educação Infantil Bilíngue”? problematizando o inglês na educação bilíngue de línguas de prestígio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 54–68, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n2p54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49541. Acesso em: 25 dez. 2024.

Dados de financiamento