"Elfing na Educação Infantil Bilíngue”?
problematizando o inglês na educação bilíngue de línguas de prestígio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n2p54Palabras clave:
Inglês como Língua franca, Educação Bilíngue de prestígio, Materiais DidáticosResumen
Devido a sua natureza fluida, dinâmica e plural, a perspectiva de Inglês como Língua Franca (ILF) se apresenta como uma ruptura aos padrões hegemônicos, legitimando diversos falantes e contextos. No campo da educação bilíngue de prestígio, nota-se, ainda, a forte presença da hegemonia de saberes e cultura, imposta pelo Norte Global. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pela perspectiva de ILF para a Educação Bilíngue infantil delineada no portfólio bilíngue Global Kids (El Kadri; Saviolli, 2022), demonstrando as possibilidades e as potencialidades de ILF para o ensino de inglês para o contexto bi/multilíngue. Concluímos que o material analisado se apresenta como uma proposta “made in Brazil”, buscando associar temas críticos e locais à educação bilíngue, e se alinhando a implicações pedagógicas da perspectiva (Gimenez, 2009); ênfase em habilidades comunicativas e de acomodação e ênfase no multilinguismo (Calvo et. al., 2022), sendo que todas essas implicações agem no sentido de constituir a cidadania planetária. Ressaltamos a importância da produção local de materiais e propostas para a educação bilíngue de prestígio, que se afaste da ideologia de falantes nativos e considere os saberes locais e a pluralidade de línguas e culturas.
Descargas
Citas
BLOCK, D. Language education and globalization. Encyclopedia of language and education, v. 1, p. 31-43, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-30424-3_3
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1GaSdmySoRtMzcoC2bUkvmbFhrv2vU3xP/view>. Acesso em: 10 de jul. de 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CALVO, L. C. S. et al. “English gradually” and multilingual support in EMI: insights from lecturers in two Brazilian universities. Journal of English as a Lingua Franca, v. 11, n. 2, p. 147-170, 2022. DOI: https://doi.org/10.1515/jelf-2022-2081
CANAGARAJAH, S. Challenges in decolonizing linguistics: the politics of enregisterment and the divergent uptakes of translingualism. Educational Linguistics, 2022. Disponível em DOI: https://doi.org/10.1515/eduling-2021-0005
<https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/eduling-2021-0005/html>>. Acesso em 20 de out. de 2023.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300017
DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H.; SIQUEIRA, S. How can we teach English as a lingua franca locally? In: Silveira, R., Gonçalves, A. (orgs) Applied Linguistics: Questions & Answers. Florianópolis: UFSC, 2021. p. 26-53. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/18kFugSsVw7BssbaG_P56IXszMOJFYWN1/view>. Acesso em 10 de nov. de 2023.
DUBOC, A. P. M. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “inglês como língua franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. Revista Da Anpoll, v. 1, n. 48. p. 10–22. Florianópolis, jan/jun. 2019. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1255>. Acesso em 10 de nov. de 2023. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1255
EL KADRI, M. S. Atitudes sobre o estatuto do inglês como língua franca em um curso de formação inicial de professores. 2010. 212 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum - Language and Culture, Maringá, v. 35, n. 2, p. 125-133, abr-jun. 2013. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3074/307428856005.pdf>. Acesso em: 10 de abr. de 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i2.14958
EL KADRI, M.S.; SAVIOLLI, V.C.B. Global Kids - Portfólio Bilíngue. Campinas,
Pontes Editores, 2022. DOI: https://doi.org/10.35920/arf.v24i1-2.54432
EL KADRI, M. S. Criando Inéditos-Viáveis Na Educação Bilíngue: Proposta Do Material ‘Global Kids’ Para A Construção De Uma Educação Bi/Multilíngue Crítica. crítica. In:
El Kadri, M.S., Saviolli, V. B. & Molinari, A. (Eds.). Educação de professores para o
contexto Bi/Multilíngue: perspectivas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 155-178, 2022.
EL KADRI, M. S.; SAVIOLLI, V. B.; SANTOS, C. G. Rumo a uma educação antirracista na educação bilíngue: a proposta do “Global Kids”. Entretextos, v. 22, n. 2 Esp., p. 107-129, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p107
EL KADRI, M. S.; SAVIOLLI, V. B.; MOLINARI, A. C. “Tough guys have feelings too” e
“Mae among the stars”: recriando identidades de gênero na educação infantil bilíngue por meio de um material didático para a escola bilíngue pública. In: EL KADRI, M. S.;
SAVIOLLI, V. B.; MOLINARI, A. C. Conversa com Educadores de Educação
Bi/Multilíngue: o que pesquisadores têm a nos dizer?. Campinas: Pontes Editores. No
prelo.
EL KADRI, M. S.; MEGALE, A. H. Visions, courage, and aspirations: Interculturality in Brazil’s Early Childhood Education. Anais do Congresso Internacional de Educación Bilingue. No prelo.
GARCIA, O. Bilingual education in the 21st century: A global perspective. Malden/Oxford: Wiley/Blackwell, 2009.
GARCIA, O., & LI WEI. Translanguaging: Language, bilingualism and education. London: Palgrave Macmillan, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137385765_4
GIMENEZ, Telma. Antes de Babel: Inglês como Língua Franca Global. In: anais 7º Encontro de Letras Linguagem e Ensino - ELLE, n. 7, p. 1-10, 2009.
GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S.; SIQUEIRA, D. S. P.; PORFIRIO, L. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 593-619, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/MYDYbjDqBK4SNBvxg6DBfjS/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 21 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820157010
GIMENEZ, T. Renomeando o inglês e formando professores de uma língua global (Renaming english and educating teachers of a global language). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 52, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15464>. Acesso em: 21 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i52.15464
GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (Ed.). English as lingua franca in
teacher education: a Brazilian perspective. Berlin: De Gruyter Mouton, 2018.
GOMES DE LIMA, J. H.; SILVA MACHADO, P. Avaliação No Ensino De Língua Inglesa: Problematizações à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, da Teoria Histórico-Cultural e do Inglês como Língua Franca. Revista De Letras - Juçara, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 79–94, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i2.2698. Disponível em: <https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2698>. Acesso em: 28 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2698
JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press. 2000.
JENKINS, J.; BAKER, W.; DEWEY, M). The Routledge handbook of English as a lingua franca. London: Routledge, 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315717173
KRAMSCH, C. Culture in language teaching. In: BROWN, K. (Ed.). Encyclopedia of language and linguistics. 2nd. Oxford: Elsevier Science, 2006, p. 322-329. DOI: https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/00611-8
MEGALE, Antonieta. Por uma educação bilíngue intercultural comprometida com a promoção de justiça social. EL KADRI, M.; SAVIOLLI, V. Educação de professores para o contexto Bi/Multilíngue: perspectivas e práticas. Pontes: Campinas, São Paulo, 2022.
MEGALE, A. H.; LIBERALI, F. Como implementar a multiculturalidade? In: MEGALE, A. (org) Educação bilíngue: Como fazer?. São Paulo: Fundação Santillana, 2021. p. 15-27.
RAJAGOPALAN, K. The concept of ‘World English’ and its implications for ELT. ELT journal, v. 58, n. 2, p. 111-117, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/58.2.111
ROMBALDI, G. Apropriações do sistema conceitual de inglês como língua franca na formação de professores: um experimento didático na residência pedagógica do curso de letras inglês. 2023. 232 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.
ROSA, G.; DUBOC, A. P. Analyzing the Concept and Field of Inquiry of English as a Lingua Franca from a Decolonial Perspective. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 27, n. 3, p. 840-857, 2022. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n3a14
SEIDLHOFER, B. Research perspectives on teaching English as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 24, p. 209-239, 2004. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/annual-review-of-applied-linguistics/article/10-research-perspectives-on-teaching-english-as-a-lingua-franca/708BFBA9B2DA9C86F631A257E8C935ED>. Acesso em: 11 de out. de 2023.
SEIDLHOFER, B. English as a Lingua Franca. ELT Journal, v.59, n.4, 2005. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1OqN0nEBK_SkHJgDHiRYMkHRBIqsw4UuE/view?usp=drive_web&authuser=0>. Acesso em: 11 de out. de 2023. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/cci064
SEWELL, A. English as a lingua franca: Ontology and ideology. ELT journal, v. 67, n. 1, p. 3-10, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccs061
SHOHAMY, E. Reinterpreting globalization in multilingual contexts. International Multilingual Research Journal. v.1 , n.2, 127-133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19313150701495421
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como Língua Franca Não é Zona Neutra, é Zona
Transcultural de Poder: Por Uma Descolonização de Concepções, Práticas e Atitudes. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. 93-113. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20257>. Acesso em: 24 nov. 2023.
SIQUEIRA, S. Por que oferecer o tapete vermelho ao inglês é um atalho para a marginalização de outras línguas e uma ameaça à educação multilíngue no Brasil. Língua, Linguagem e vida, p. 101-138, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Michele Salles El Kadri, Ana Beatriz Geraldo Elias, Gabrieli Rombaldi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.
Datos de los fondos
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números de la subvención Bolsa Produtividade