Gêneros textuais e ensino de produção escrita: um caso de ensino do francês em nível universitário

Autores

  • Eliane Gouvêa Lousada University of Guelph, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p167

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Arquitetura textual, Capacidades de linguagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Esta experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso foi baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2007; 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apontaram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Gouvêa Lousada, University of Guelph, Canadá

Doutora (2006) e mestre (1998)  em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, ministrando aulas no nivel da graduação, mestrado (Masters) na área de didática do francês, tendo exercido a função de orientadora.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e ensino de produção escrita: um caso de ensino do francês em nível universitário. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 167–184, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n2p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4939. Acesso em: 15 jun. 2024.