Gêneros textuais e ensino de produção escrita: um caso de ensino do francês em nível universitário
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p167Palavras-chave:
Gêneros textuais, Arquitetura textual, Capacidades de linguagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Esta experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso foi baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2007; 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apontaram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.
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