Gêneros textuais e ensino de produção escrita: um caso de ensino do francês em nível universitário

Autores/as

  • Eliane Gouvêa Lousada University of Guelph, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p167

Palabras clave:

Gêneros textuais, Arquitetura textual, Capacidades de linguagem.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Esta experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso foi baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2007; 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apontaram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.

Biografía del autor/a

Eliane Gouvêa Lousada, University of Guelph, Canadá

Doutora (2006) e mestre (1998)  em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, ministrando aulas no nivel da graduação, mestrado (Masters) na área de didática do francês, tendo exercido a função de orientadora.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

LOUSADA, Eliane Gouvêa. Gêneros textuais e ensino de produção escrita: um caso de ensino do francês em nível universitário. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 167–184, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n2p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4939. Acesso em: 21 jun. 2024.