Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar

Autores

  • Francini P. Poliseli Corrêa Universidade Estadual do Paraná
  • Ana Paula Trevisani Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9786-9893
  • Alessandra Silva Quadros Zamboni Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p77

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Língua inglesa, Ementas

Resumo

Nas diferentes áreas do saber, em contexto de internacionalização, a geração e difusão do conhecimento científico para a promoção da cidadania, da democracia e da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e global, estão intrinsecamente relacionadas aos letramentos acadêmicos em línguas adicionais. Entendendo letramentos acadêmicos como as habilidades necessárias que precisam ser desenvolvidas para se agir no contexto acadêmico (LEA; STREET, 1998), este artigo apresenta o mapeamento das iniciativas referentes às ações de letramentos acadêmicos em língua inglesa em ementas de cursos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O referencial teórico condutor deste trabalho são as categorizações de modelos de letramento delineadas por Lea e Street (1998). Esta pesquisa apoiou-se no método misto sequencial exploratório (TASHAKKORI; CRESWELL, 2007), com procedimentos de análise interpretativa, dedutiva e indutiva, considerando particularidades contextuais. Os dados foram coletados por meio da 1) busca de ementas em PPCs de cursos da Unespar; 2) análise das ementas em relação a termos associados às categorizações de modelos de letramento (LEA; STREET, 1998; 2014). Os resultados das análises revelam escassas ações de letramentos voltadas para a língua inglesa, o que indica a necessidade de projetos que atendam às demandas de letramentos acadêmicos nesse idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francini P. Poliseli Corrêa, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu estudos doutorais no ano de 2015, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Paula Trevisani, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu estudos doutorais no anos de 2020, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Alessandra Silva Quadros Zamboni, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu o doutorado em 2018, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná.

Referências

CORBETT, J. B. An intercultural approach to English language teaching. Series: Languages for intercultural communication and education. Multilingual matters: Clevedon, 2003.

CRISTOVÃO, V. L. L. Ações de didatização de gêneros em prol de Letramentos acadêmicos. In: Projeto de Pesquisa submetido ao edital de Bolsa Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional em Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ser desenvolvido no triênio 2019-2021. Universidade Estadual de Londrina – Londrina, jul. 2018.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial 2ª parte,
p. 357-369. 2011. Disponível em: http://www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf. Acesso em 12 de out. 2020.

FRIZZO, G. F. E.; MARIN, E. C.; SCHELLIN, F. O. A extensão universitária como elemento estruturante da universidade pública no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 623- 646, 2016. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/. Acesso em: 26 jan. 2020. GEE, J. P. Social Linguistics and literacies: ideology in discourses. 2.ed. Baskerville, UK: Taylor&Francis, 1996.

KLEIMAN, B. A.; ASSIS, J. A. (Orgs.) Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 27-59.

KLEIMAN. A. Preciso “ensinar” letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Editora CEFIEL: Campinas, 2005.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling "the New" in New Literacies. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin (Orgs.). A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education. London, v. 23, n. 2, p. 157-172,1998.

LEA. M. R.; STREET, B. V. The "Academic Literacies" Model: Theory and Applications.Theory into Practice. v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Tradução: KOMESU F. e FISCHER, A. In: Revista Filologia e Língua Portuguesa. São Paulo: USP, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

MAGALHÃES, T.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:uma leitura. Campinas: Pontes Editores, 2018

MOTTA-ROTH, D.; SCHERER, A.; SCHMIDT, A.; SELBACH, H.; PRETTO, A.
Letramentos acadêmicos em comunidades de prática: culturas disciplinares. Letras, n. 52, 2016. doi:https://doi.org/10.5902/2176148525326

MOTTA-ROTH, D. Letramentos científicos: sentidos e valores. Notas de Pesquisa. Santa Maria, RS, v. 1, n. 0, p. 12-25, 2011.

QUADROS-ZAMBONI, A. S. Apendicite formativa nos cursos de Letras: reflexões sobre a formação do professor de inglês. Coleção Educação e Linguagem, v. 14. Campinas: Pontes, 2015.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. Professores-autores-formadores: princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. 224 p.

TASHAKKORI, A.; CRESWELL, J. W. Editorial: Exploring the Nature of Research Questions in Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1(3), 207-211.

UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Estatuto da Universidade Estadual
do Paraná - Unespar. Alterado pela Resolução n. 12 de 2014 – COU/Unespar, publicada no Diário
Oficial do Estado do Paraná, edição nº 9476. Apucarana: Unespar, 2015a. Disponível em: https://bit.
ly/2XIU4j9. Acesso em: jul. 2020.

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Programa de reestruturação curricular dos
cursos da Unespar: diretrizes gerais. Apucarana: Unespar, 2015b. Disponível em: http://prograd.unespar.
edu.br/sobre/ppc-reestruturacao-de-cursos. Acesso em:12 out. 2020

Publicado

2021-12-27

Como Citar

CORRÊA, Francini P. Poliseli; TREVISANI, Ana Paula; ZAMBONI, Alessandra Silva Quadros. Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 77–94, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n3p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41893. Acesso em: 21 nov. 2024.