Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar

Autores

  • Francini P. Poliseli Corrêa Universidade Estadual do Paraná
  • Ana Paula Trevisani Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9786-9893
  • Alessandra Silva Quadros Zamboni Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n3p77

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Língua inglesa, Ementas

Resumo

Nas diferentes áreas do saber, em contexto de internacionalização, a geração e difusão do conhecimento científico para a promoção da cidadania, da democracia e da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e global, estão intrinsecamente relacionadas aos letramentos acadêmicos em línguas adicionais. Entendendo letramentos acadêmicos como as habilidades necessárias que precisam ser desenvolvidas para se agir no contexto acadêmico (LEA; STREET, 1998), este artigo apresenta o mapeamento das iniciativas referentes às ações de letramentos acadêmicos em língua inglesa em ementas de cursos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O referencial teórico condutor deste trabalho são as categorizações de modelos de letramento delineadas por Lea e Street (1998). Esta pesquisa apoiou-se no método misto sequencial exploratório (TASHAKKORI; CRESWELL, 2007), com procedimentos de análise interpretativa, dedutiva e indutiva, considerando particularidades contextuais. Os dados foram coletados por meio da 1) busca de ementas em PPCs de cursos da Unespar; 2) análise das ementas em relação a termos associados às categorizações de modelos de letramento (LEA; STREET, 1998; 2014). Os resultados das análises revelam escassas ações de letramentos voltadas para a língua inglesa, o que indica a necessidade de projetos que atendam às demandas de letramentos acadêmicos nesse idioma.

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Biografia do Autor

Francini P. Poliseli Corrêa, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu estudos doutorais no ano de 2015, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Paula Trevisani, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu estudos doutorais no anos de 2020, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Alessandra Silva Quadros Zamboni, Universidade Estadual do Paraná

Concluiu o doutorado em 2018, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

CORRÊA, F. P. P.; TREVISANI, A. P.; ZAMBONI, A. S. Q. Ações em Prol do Letramento Acadêmico Sinalizadas em Ementas de Cursos da Unespar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 77–94, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n3p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41893. Acesso em: 1 maio. 2024.