Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Franciela Silva Zamariam Governo do Estado do Paraná - SEED https://orcid.org/0000-0001-6985-9479

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p31

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Formação do Leitor, RPG.

Resumo

Este trabalho discute o uso do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) como alternativa metodológica no ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica. Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual. Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo e o leitor deve ser considerado em sua totalidade; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (2004) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê. Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2000) e Caillois (1990). Esse percurso proporcionou-nos valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia, no ensino da leitura, atenta às necessidades dos “leitores reais” (JOUVE, 2002), oriundos, muitas vezes, de espaços sociais alheios aos círculos literários.

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Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

É professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina. Graduada e licenciada em Letras (1994), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (2001) e doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2006), possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, alfabetização, letramento, oralidade, literatura. Participa do GELP - Grupo de Estudos Educação Linguística e Psicanálise, vinculado à Faculdade de Educação da USP.

Franciela Silva Zamariam, Governo do Estado do Paraná - SEED

Mestre em Estudos da Linguagem (2018, UEL) e Doutoranda na mesma área (UEL).

É graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (2006, UEL) e em Letras Estrangeiras (2012, UEL). Também é Especialista em Educação (2008, UEL). Atua como professora da educação básica, na rede pública estadual, anos finais, desde 2007.

Referências

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

LIMA, S. O.; SILVA ZAMARIAM, F. Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 31–49, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40746. Acesso em: 30 abr. 2024.