Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p31Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Formação do Leitor, RPG.Resumo
Este trabalho discute o uso do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) como alternativa metodológica no ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica. Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual. Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo e o leitor deve ser considerado em sua totalidade; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (2004) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê. Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2000) e Caillois (1990). Esse percurso proporcionou-nos valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia, no ensino da leitura, atenta às necessidades dos “leitores reais” (JOUVE, 2002), oriundos, muitas vezes, de espaços sociais alheios aos círculos literários.Métricas
Referências
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital. Tradução de Magali de Castro. In. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de Educação. 2º ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 71-79.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução de J. G. Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ________________. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
CARBELLO, Sandra Regina Cassol; LOPES, Nataliza Francisca Mezzari; ROSA, Chaiane de Medeiros. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v.13, n.1, p. 162 ‐ 179, jan/jun. 2015.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2009.
GOODMAN, Kenneth. Unidade na leitura: um modelo psicolinguístico transacional. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 9-43, dez. 1991. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16125. Acesso em: 05 maio 2016.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo, 2000.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PICARD, Michel. La lecture comme jeu: essai sur la littéraature. Lonrai: Minuit, 2011.
SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/ dissertações/2008/2008%20-%20SCHMIT,%20Wagner%20Luiz.pdf. Acesso em: 13 abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Signum: Estudos da linguagem, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.