Reflexões Sobre a Gramática no Processo de Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Myszynski Cheron Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p133

Palavras-chave:

Lingüística Aplicada, Língua materna, Gramática, Ensino.

Resumo

Este artigo visa a apresentar os resultados de análise de parte dos dados coletados no projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Alba Maria Perfeito e intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema. Os dados, oriundos de uma quarta série do ensino fundamental de uma escola pública na região norte da cidade de Londrina, permitem-nos verificar como se dá o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e, no seu interior, o de ensino gramatical. Conforme a teoria sociointeracionista de linguagem, os gêneros devem ser o objeto desse ensino e o texto, o centro do referido processo. Seu estudo deve abranger as três práticas interdependentes: leitura, análise lingüística, incluída aqui a gramática, e produção textual. Com este olhar, descreveremos e analisaremos os procedimentos teórico-metodológicos utilizados pela sujeito-professora da sala de aula em questão

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1999).

 

Márcia Myszynski Cheron, Universidade Estadual de Londrina

 

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Londrina (2000), especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2004).

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

PERFEITO, A. M.; CHERON, M. M. Reflexões Sobre a Gramática no Processo de Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 133–163, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2004v7n2p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3917. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos