Reflexões Sobre a Gramática no Processo de Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p133Palavras-chave:
Lingüística Aplicada, Língua materna, Gramática, Ensino.Resumo
Este artigo visa a apresentar os resultados de análise de parte dos dados coletados no projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Alba Maria Perfeito e intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema. Os dados, oriundos de uma quarta série do ensino fundamental de uma escola pública na região norte da cidade de Londrina, permitem-nos verificar como se dá o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e, no seu interior, o de ensino gramatical. Conforme a teoria sociointeracionista de linguagem, os gêneros devem ser o objeto desse ensino e o texto, o centro do referido processo. Seu estudo deve abranger as três práticas interdependentes: leitura, análise lingüística, incluída aqui a gramática, e produção textual. Com este olhar, descreveremos e analisaremos os procedimentos teórico-metodológicos utilizados pela sujeito-professora da sala de aula em questão
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