Fricções Lingüístico Culturais na Arena da Sala de Aula: Fronteiras ou Barreiras?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p107Palavras-chave:
Sala de aula, Descontinuidade interacional, Fronteira/Barreira à aprendizagem.Resumo
Este estudo revisita duas formas de interpretar a descontinuidade interacional casa-escola e seus efeitos na carreira dos alunos. A primeira se detém nos processos sociais de larga escala, perguntando-se: o que se passa fora da sala de aula, na sociedade mais ampla, que determina os resultados de dentro da sala de aula. A segunda, sem ignorar o que se passa no contexto macro-social, concentra-se nas interações cotidianas que têm lugar nas salas de aula. Nas duas interpretações, a correlação entre descontinuidade lingüística e fracasso escolar é também revisitada. O estudo culmina com uma reafirmação dos princípios basilares da pedagogia culturalmente sensível, mais adequada para orientar o processo de ensino-aprendizagem em contextos lingüístico-culturais complexos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.