Fricções Lingüístico Culturais na Arena da Sala de Aula: Fronteiras ou Barreiras?

Autores

  • Maria Inês Pagliarini Cox Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p107

Palavras-chave:

Sala de aula, Descontinuidade interacional, Fronteira/Barreira à aprendizagem.

Resumo

Este estudo revisita duas formas de interpretar a descontinuidade interacional casa-escola e seus efeitos na carreira dos alunos. A primeira se detém nos processos sociais de larga escala, perguntando-se: o que se passa fora da sala de aula, na sociedade mais ampla, que determina os resultados de dentro da sala de aula. A segunda, sem ignorar o que se passa no contexto macro-social, concentra-se nas interações cotidianas que têm lugar nas salas de aula. Nas duas interpretações, a correlação entre descontinuidade lingüística e fracasso escolar é também revisitada. O estudo culmina com uma reafirmação dos princípios basilares da pedagogia culturalmente sensível, mais adequada para orientar o processo de ensino-aprendizagem em contextos lingüístico-culturais complexos.

Biografia do Autor

Maria Inês Pagliarini Cox, Universidade Federal do Mato Grosso

 

Possui graduação em Letras Anglo pela Universidade Estadual de Maringá (1975), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso.

 

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Publicado

2004-07-15

Como Citar

COX, Maria Inês Pagliarini. Fricções Lingüístico Culturais na Arena da Sala de Aula: Fronteiras ou Barreiras?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 107–123, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2002v5n1p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3634. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos