Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p10Palavras-chave:
Mapeamento de estudos, Contexto brasileiro, Inglês como língua franca.Resumo
Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.