Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados em Londrina-Pr
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2005v26n1p95Palabras clave:
Agronegócio, Produtos orgânicos, Supermercado.Resumen
O objetivo do presente artigo é analisar os determinantes do consumo dos produtos orgânicos em supermercados de Londrina – PR. A metodologia de desenvolvimento do artigo foi realizada em duas partes: teórica e empírica, dado o caráter exploratório do estudo. A metodologia da parte teórica envolveu o estudo dos determinantes da oferta e demanda de produtos orgânicos no mundo e no Brasil. A metodologia da parte empírica envolveu o desenvolvimento de um questionário a partir das premissas levantadas na parte teórica para identificar os determinantes da oferta e da demanda de produtos orgânicos nos supermercados de Londrina. O questionário pré-teste possuía 10 perguntas e foi aplicado em 10 consumidores para identificar as suas limitações. Após realizados os ajustes necessários, foram entrevistados 91 consumidores em três supermercados da cidade . Foram levantadas as características sobre as opiniões dos consumidores sobre os fatores que estimularam a compra e as barreiras para a aquisição dos produtos nos mercados locais. O artigo também analisou e contextualizou a estratégia de posicionamento dos produtos nas gôndolas a fim de direcionar e aumentar as vendas. Verificou-se, também, que o preço tem sido a maior barreira para a compra destes produtos.
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