Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados em Londrina-Pr
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2005v26n1p95Palavras-chave:
Agronegócio, Produtos orgânicos, Supermercado.Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar os determinantes do consumo dos produtos orgânicos em supermercados de Londrina - PR. A metodologia de desenvolvimento do artigo foi realizada em duas partes: teórica e empírica, dado o caráter exploratório do estudo. A metodologia da parte teórica envolveu o estudo dos determinantes da oferta e demanda de produtos orgânicos no mundo e no Brasil. A metodologia da parte empírica envolveu o desenvolvimento de um questionário a partir das premissas levantadas na parte teórica para identificar os determinantes da oferta e da demanda de produtos orgânicos nos supermercados de Londrina. O questionário pré-teste possuía 10 perguntas e foi aplicado em 10 consumidores para identificar as suas limitações. Após realizados os ajustes necessários, foram entrevistados 91 consumidores em três supermercados da cidade . Foram levantadas as características sobre as opiniões dos consumidores sobre os fatores que estimularam a compra e as barreiras para a aquisição dos produtos nos mercados locais. O artigo também analisou e contextualizou a estratégia de posicionamento dos produtos nas gôndolas a fim de direcionar e aumentar as vendas. Verificou-se, também, que o preço tem sido a maior barreira para a compra destes produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Desirê Menezes Silva, Marcia Regina Gabardo da Câmara, José Carlos Dalmas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















