O Cluster Agroalimentar da Região Metropolitana de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p29Palavras-chave:
Cluster, Agroalimentar, Londrina, Inovação.Resumo
O artigo analisa o cluster agroalimentar da região metropolitana de Londrina. Os principais produtos das cadeias produtivas inseridas neste conjunto são: milho, soja, trigo, café, arroz, algodão, feijão, uva, leite, cana e laranja.. Os procedimentos metodológicos adotados envolvem a caracterização da pesquisa de campo realizada pela ADETEC em 2002 para identificar as estratégias tecnológicas das empresas no que refere a produto e processo do setor agroalimentar das empresas. 29 empresas foram entrevistadas por conveniência. A classificação do tamanho das empresas foi feita pelo faturamento e números de empregados das firmas. O questionário da ADETEC tem 13 grupos de questões de caráter quantitativo e qualitativo. Realizou-se a análise fatorial para identificar a existência de diferentes padrões comportamentais e foram identificados 4 clusters de empresas. , segundo as estratégias adotadas por de micro/pequenas e médias/grandes empresas. Entre os principais resultados da pesquisa destacam-se o grau de cooperação técnico- científica de 38% a cooperação com instituições de pesquisa, para melhoramento do produto, pode ser observado que maior parte das empresas não possui este tipo de atividade, porém o número de empresas que possuem é significativo. Também foi possível identificar estatisticamente a diferença de estratégias de grandes/médias e pequenas empresas. Os resultados permitem à ADETEC formular políticas específicas para grandes/médias e para pequenas e microempresas do cluster agroalimentar da região metropolitana de Londrina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.