Metodologia de Projeto e Implementação em DSP de Detectores Multiusuário Heurísticos DS/CDMA.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2010v31n2p165Palavras-chave:
telefonia celular, CDMA, detecção multiusuário, algoritmos heurísticos, processadores digitais de sinais, complexidade de implementação.Resumo
O crescente aumento do número de usuários de redes de comunicações móveis e a escassez do espectro eletromagnético fazem com que o emprego de técnicas de diversidade e a detecção/decodificação eficientes, tais como o emprego de múltiplas antenas no transmissor e/ou no receptor, detecção multiusuário (MuD – Multiuser Detection), entre outras, tenham um papel cada vez mais preponderante no cenário das telecomunicações. Este trabalho apresenta uma metodologia de projeto baseada em processadores digitais de sinais (DSP – Digital Signal Processor), tendo em vista a implementação de detectores multiusuário heurísticos em sistemas DS/CDMA (Direct Sequence Code Division Multiple Access). Técnicas de detecção heurísticas resultam em desempenho quase-ótimos, no sentido de se aproximarem do desempenho de máxima-verossimilhança (ML). Neste trabalho, empregou-se plataforma de desenvolvimento em DSP denominada DSK C6713, a qual está baseada no processador Texas TMS320C6713. As técnicas heurísticas implementadas baseiam-se em algoritmos bem estabelecidos na literatura. A eficiência dos algoritmos implementados em DSP foi avaliada numericamente via cômputo da medida da taxa de erro de bit (BER). Finalmente, a viabilidade da implementação em DSP pôde então ser comprovada através da comparação de vários resultados de simulação Monte-Carlo em MatLab, com aqueles obtidos diretamente da implementação em DSP. Demonstra-se ainda o efetivo aumento de desempenho e de capacidade do sistema DS/CDMA com a utilização de técnicas de detecção heurística multiusuário, implementadas diretamente em DSP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.