Política de Uso de Inteligência Artificial
AUTORES
Os autores devem declarar o uso de IA generativa na escrita científica no momento da submissão do artigo. A declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas, como aquelas utilizadas para verificação gramatical, ortográfica e de referências. Se não houver nada a declarar, não é necessário adicionar uma declaração.
A revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas reconhece o potencial das tecnologias e ferramentas de IA para auxiliar nos processos de escrita, revisão e tradução. Entende-se que, no contexto generativo, tais ferramentas possuem vieses e anomalias de geração intrínsecos aos dados, ao treinamento e ao modelo de IA desenvolvido. Portanto, seu uso deve ser criterioso para evitar problemas éticos e acadêmicos. A orientação a seguir refere-se apenas ao processo de escrita, e não ao uso de ferramentas de IA para análise e extração de insights a partir dos dados como parte do processo de pesquisa:
- A IA generativa e as tecnologias assistidas por IA devem ser utilizadas no processo de escrita apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do manuscrito.
- A tecnologia deve ser aplicada com supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, uma vez que a IA pode gerar conteúdos preconceituosos, inadequados, incorretos, incompletos ou tendenciosos. Os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo do trabalho.
- Os autores não devem listar ou citar a IA e as tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor no manuscrito, pois a autoria implica responsabilidades e tarefas que somente podem ser atribuídas e realizadas por humanos.
O uso de IA generativa e de tecnologias assistidas por IA na escrita científica deve ser declarado por meio de uma declaração inserida ao final do manuscrito no momento da submissão. Essa declaração aparecerá no trabalho publicado e deve ser colocada em uma nova seção intitulada "Declaração sobre o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita", antes da lista de referências. Sugere-se fortemente o uso do seguinte modelo:
"Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) utilizou(aram) [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] para [RAZÃO]. Após o uso desta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do artigo publicado."
EDITORES E REVISORES
Para proteger os direitos dos autores e a confidencialidade de suas pesquisas, a revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas atualmente não permite o uso de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA, como o ChatGPT ou serviços similares, por revisores ou editores no processo de revisão por pares e avaliação de manuscritos.