Política de Plágio
Política de Prevenção e Combate ao Plágio
A revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas conduz suas publicações em conformidade com os princípios éticos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE), visando à promoção da integridade científica, à transparência e ao fortalecimento dos processos editoriais. Nesse sentido, adota uma política de prevenção e combate ao plágio acadêmico, comprometida com a originalidade intelectual e o respeito aos direitos autorais.
Modalidades de Plágio
A revista reconhece como plágio acadêmico diversas práticas indevidas, incluindo, mas não se limitando a:
- Plágio direto: cópia literal de trechos de textos, dados, tabelas, imagens ou gráficos sem a devida indicação da fonte, sem aspas ou menção de citação.
- Plágio indireto: reprodução, com outras palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem a devida atribuição ao autor.
- Plágio de fontes: uso de referências de fontes secundárias como se fossem de consulta direta (primária), sem indicação do intermediário.
- Plágio consentido: apresentação ou assinatura de trabalho alheio como de autoria própria, com o consentimento do verdadeiro autor.
- Autoplágio: reapresentação de conteúdos já publicados pelo próprio autor como se fossem inéditos, sem a devida citação ou contextualização.
Fonte: INCA (2025).
Procedimentos de Verificação
Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por meio do software de detecção de similaridade iThenticate, com o objetivo de identificar trechos que possam indicar plágio ou uso indevido de fontes. Quando for detectado conteúdo não referenciado adequadamente:
- O manuscrito será devolvido aos autores para correções, caso se trate de inconsistência leve;
- Em casos mais graves, o artigo será imediatamente rejeitado.
Responsabilidade dos Autores
Ao submeter um manuscrito à revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, os(as) autores(as) afirmam, sob sua responsabilidade, que:
- O trabalho é original e inédito;
- Todas as fontes e contribuições externas estão devidamente referenciadas;
- Não há conflito de direitos autorais;
- Caso utilizem conteúdo previamente publicado de sua própria autoria, este está corretamente citado e contextualizado.
Consequências do Plágio
A constatação de plágio, em qualquer etapa do processo editorial, poderá resultar nas seguintes medidas:
- Em casos graves, o artigo será imediatamente rejeitado e os autores notificados formalmente;
- Se o plágio for identificado após a publicação, o artigo será removido do site da revista e retratado publicamente, mediante decisão do Comitê Editorial.