Uso de curvas de isovalores de parâmetros físicos e químicos para a caracterização de sistemas pedológicos desenvolvidos sobre rochas básicas nas regiões norte e sul do Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.1990v11n4p155Palavras-chave:
Sistemas pedológicos, Curvas de isovalores, Topossequências de solos.Resumo
Propõe-se neste trabalho o uso de curvas de isovalores para representar a distribuição espacial de características físicas e químicas de coberturas pedológicas ao longo de vertentes. A utilização destas curvas, testadas em sistemas pedológicos das regiões Norte e Sul do Brasil, mostrou-se útil para se visualizar a dinâmica de parâmetros como os percentuais de argila, silte e areia, assim como o pH, Capacidade de Troca de Cátions e Soma de Bases dos solos estudados. Foi possível correlacionar o comportamento das curvas de isovalores com a variação pedológica ao longo das encostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.