Atividade leiteira na agricultura familiar em Minas Gerais: custos de produção e análise de rentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1255Palavras-chave:
Bovinocultura leiteira, Custo operacional efetivo, Ponto de equilíbrio.Resumo
Objetivou-se analisar e comparar as rentabilidades de três propriedades familiares produtoras de leite, situadas no município de Limeira do Oeste-MG, bem como identificar o ponto de equilíbrio e os fatores que exerceram maiores representatividades nos custos finais e os impactos ocasionados por eles em cada propriedade. Os dados analisados compreenderam o período entre maio de 2015 a maio 2016 e foram coletados utilizando-se formulários desenvolvidos pela EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Considerou-se as margens bruta e líquida, bem como o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de rentabilidade. Percebeu-se que a atividade leiteira, nas propriedades estudadas, apresentou baixa eficiência de utilização dos fatores de produção o que implicou capacidade produtiva ociosa, elevação da participação dos custos fixos na composição do custo total e baixas produtividades por animal e por área. Em função disso, a atividade foi altamente dependente da venda de animais para conseguir se custear e apresentar resultados positivos. Dentre os itens componentes do custo operacional efetivo, destaca-se a alimentação como sendo o de maior representatividade (média de 63,09%), nas três propriedades estudadas, sendo a participação de impostos considerados fixos (9,41%) e despesas diversas (9,49%) também expressiva. As propriedades apresentaram elevados custos fixos e pontos de equilíbrio, sendo que em uma das propriedades o mesmo não pode ser determinado, pois o custo variável unitário foi maior que o preço médio do produto no mercado. Na análise econômica, os três sistemas apresentaram margem líquida e resultado positivo, o que indica haver viabilidade de produção no longo prazo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.