Composição física, cortes comerciais da carcaça, e características da carne de tourinhos alimentados com níveis de glicerina bruta em dietas a base de grão de milheto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2463Palavras-chave:
Cor, Força ao cisalhamento, Glicerol, Marmoreio, Picanha, Subproduto.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar as características de carcaça e carne de tourinhos Nelore terminados em confinamento com níveis de glicerina bruta (0, 60, 120 e 240 g kg-1 da matéria seca) em dietas a base de grão de milheto. Vinte e oito tourinhos com idade média de 18 meses e peso corporal médio de 357 ± 23,56 kg foram utilizados. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e sete repetições. A composição física e a porção comestível da carcaça não foram alteradas pelos níveis de glicerina bruta da deita. A elevação do nível de glicerina bruta das dietas elevou o peso (kg e % do peso de carcaça fria) do dianteiro, mas não alterou os pesos (kg e % do peso de carcaça fria) do traseiro especial e da ponta de agulha. Dentre os cortes comerciais preparados para comercialização do traseiro especial apenas o peso da picanha (% peso de carcaça fria) foi alterado com o avanço do nível de glicerina bruta das dietas, diminuindo linearmente. As características da carne não foram alteradas pelo aumento do nível de glicerina bruta das deitas. A inclusão de até 240 g kg-1 de glicerina bruta em dietas a base de grão de milheto não altera as principais características de carcaça e carne com importância econômica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.