Tristeza Parasitária em bovinos na região de Botucatu - SP: estudo retrospectivo de 1986 - 2007
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p307Palavras-chave:
Tristeza Parasitária, Hemoparasitas, Bovinos.Resumo
Foi realizado um estudo retrospectivo dos casos de tristeza parasitária bovina (TPB) em bovinos com até um ano de idade ocorridos na região de Botucatu-SP, área de influência do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu - UNESP, entre os anos de 1986 e 2007. Ocorreram, nesse período, 232 casos da doença e 57 mortes. O principal agente etiológico causador da doença nesta região foi o Anaplasma marginale, identificado como um único agente em 31,5% dos episódios da doença. A maioria dos casos ocorreu no Outono, em animais mestiços e com dois a seis meses de idade. Os sinais clínicos predominantes foram: apatia, hiporexia ou anorexia, desidratação, perda de peso e palidez das mucosas. A elevada incidência e mortalidade observados justificam ações profiláticas visando o equilíbrio entre hospedeiro, agente, vetor, e meio ambiente, evitando, assim, a forma clínica da doença e morte dos animais em rebanhos da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Roberto Calderon Gonçalves, Andreza Amaral da Silva, Danilo Otávio Laurenti Ferreira, Simone Biagio Chiacchio, Raimundo Souza Lopes, Alexandre Secorum Borges, Rogério Martins Amorim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













