Caracterização sensorial de cafés solúveis comerciais por Perfil Flash
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3081Palavras-chave:
Análise procrustes generalizad, Cor marrom, Aroma e sabor de café, Gosto amargo, Gosto doce.Resumo
Dentro do competitivo mercado atual, há demanda por métodos mais simples na descrição de produtos. O Perfil Flash (Flash Profile) é uma combinação do levantamento de atributos do Perfil Livre com um método de ordenação, baseado na apresentação simultânea de todas as amostras a serem avaliadas, proporcionando uma descrição e discriminação rápida de um conjunto de produtos. Dessa forma, o presente estudo visou empregar o método de Perfil Flash para caracterizar sensorialmente cafés solúveis comerciais. Quatro cafés solúveis selecionados por apresentar diversidade de processo e composição foram avaliados por 32 julgadores, em uma única sessão. As bebidas foram preparadas com 28 g de café solúvel para 1000 mL de água filtrada, e adicionadas de 9,5 % de sacarose. Primeiramente, todos os cafés foram apresentados simultaneamente aos julgadores para o desenvolvimento da lista de atributos. Em discussão individual, os julgadores foram assistidos na definição dos atributos e na elaboração da ficha de avaliação. Posteriormente, as quatro bebidas foram apresentadas simultaneamente ao julgador, que as ordenou em ordem crescente quanto à intensidade de cada atributo da sua ficha de avaliação. Os resultados foram avaliados por Análise Procrustes Generalizada. Os atributos mais relevantes na descrição e discriminação das bebidas de cafés adoçadas foram cor marrom, aroma e sabor de café, gosto amargo, gosto doce e presença de oleosidade na superfície da bebida. O método Perfil Flash mostrou ser eficiente na descrição e discriminação de uma matriz alimentar complexa, cafés solúveis, apresentando consenso entre os julgadores, e rapidez na avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.