Morangos embalados com filme de Ppolicloreto de Vinila (PVC)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n3p429Palavras-chave:
Pós-colheita, Vida de prateleira, Fragaria x ananassa Duch.Resumo
Foram utilizados morangos cv. Dover com aproximadamente 75% de sua superfície com coloração vermelha e embalados em potes de polietileno tereftalato (PET). No tratamento CONTROLE os morangos foram acondicionados sem filme e no tratamento FILME, as embalagens foram seladas com filme de PVC de 15mm de espessura. As frutas foram armazenadas a 12°C por dez dias e foram determinadas ao longo do tempo acidez titulável, sólidos solúveis, vitamina C, cor, taxa de respiração, textura e perda de massa. Após 6 dias de armazenagem os morangos CONTROLE estavam impróprios para consumo pois apresentavam deterioração visível por bolores enquanto que os embalados com PVC estavam em condições de consumo e comercialização. Após 10 dias todos os morangos estavam impróprios para consumo. A embalagem utilizando filme de PVC aumentou a vida de prateleira de morangos em relação aos sem embalagem pois preservou melhor a coloração característica do produto e teor de vitamina C e reduziu as taxas de respiração e de perda de massa, caracterizando a embalagem como sendo adequada para este tipo de produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Fábio Yamashita, Guilherme Ferrari Veiga, Marta de Toledo Benassi, Sergio Ruffo Roberto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













