Atributos da embalagem e intenção de compra de suco e néctar de laranja

Autores

  • Marcela Tostes Frata Universiade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marta de Toledo Benassi Universidade Estadual de Londrina
  • Valéria de Paula Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Sandra Helena Prudêncio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p847

Palavras-chave:

Grupo de foco, Análise conjunta, Comportamento do consumidor, Análise sensorial, Rotulagem

Resumo

Atributos de cinco embalagens comerciais de suco e néctar de laranja foram avaliados por meio das técnicas grupos de foco e análise conjunta. Foram levantados os atributos e níveis, marca (muito conhecida e menos conhecida), preço (alto e baixo), declarações (“natural, sem conservantes, rico em vitamina C” e sem informação) e tipo de bebida (suco e néctar), como relevantes na atitude de compra de consumidores. Elaboraram-se oito imagens de embalagens contendo diferentes combinações dos atributos levantados, obedecendo ao delineamento fatorial fracionado (24-1). As imagens foram avaliadas, quanto à intenção de compra, por 101 consumidores. Houve a segmentação dos consumidores em três grupos de acordo com a similaridade no comportamento de compra. O conhecimento prévio da marca, preço baixo e as declarações “natural”, “sem conservantes” e “rico em vitamina C” na face frontal da embalagem mostram-se importantes para a maior comercialização do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Tostes Frata, Universiade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos.

Marta de Toledo Benassi, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associado do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

Valéria de Paula Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa.

Sandra Helena Prudêncio, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associado do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Frata, M. T., Benassi, M. de T., Rodrigues, V. de P., & Prudêncio, S. H. (2009). Atributos da embalagem e intenção de compra de suco e néctar de laranja. Semina: Ciências Agrárias, 30(4), 847–858. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p847

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.