Atributos da embalagem e intenção de compra de suco e néctar de laranja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p847Palavras-chave:
Grupo de foco, Análise conjunta, Comportamento do consumidor, Análise sensorial, RotulagemResumo
Atributos de cinco embalagens comerciais de suco e néctar de laranja foram avaliados por meio das técnicas grupos de foco e análise conjunta. Foram levantados os atributos e níveis, marca (muito conhecida e menos conhecida), preço (alto e baixo), declarações ("natural, sem conservantes, rico em vitamina C" e sem informação) e tipo de bebida (suco e néctar), como relevantes na atitude de compra de consumidores. Elaboraram-se oito imagens de embalagens contendo diferentes combinações dos atributos levantados, obedecendo ao delineamento fatorial fracionado (24-1). As imagens foram avaliadas, quanto à intenção de compra, por 101 consumidores. Houve a segmentação dos consumidores em três grupos de acordo com a similaridade no comportamento de compra. O conhecimento prévio da marca, preço baixo e as declarações "natural", "sem conservantes" e "rico em vitamina C" na face frontal da embalagem mostram-se importantes para a maior comercialização do produto.
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Copyright (c) 2009 Marcela Tostes Frata, Marta de Toledo Benassi, Valéria de Paula Rodrigues, Sandra Helena Prudêncio

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