Português (Brasil)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2023v44n3p971

Palabras clave:

Insumos, Marketing, Organização, Processamento, componentes da produção.

Resumen

O leite ovino é utilizado em escala global para a produção de queijos e outros derivados, ou para consumo in natura. A produção de leite e de seus derivados, seja formal ou informal, faz parte de uma cadeia produtiva, com menor ou maior grau de organização dependendo do desenvolvimento regional da atividade. O objetivo deste estudo foi descrever e discutir os elementos da cadeia produtiva de leite ovino no Brasil utilizando a metodologia SWOT. Este estudo foi desenvolvido em 2017 a partir de pesquisa direta com agentes ligados ao setor produtivo de leite ovino de 15 propriedades distribuídas em sete Estados do Brasil. Os agentes apontaram e descreveram os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças dos segmentos de insumos, produção, processamento, e venda e distribuição de produtos e, posteriormente, esses elementos foram organizados em uma matriz SWOT. No segmento produção, a baixa adoção de técnicas adequadas de produção, controle de dados e conhecimento dos custos de produção são fatores críticos. No segmento processamento, aspectos positivos foram apontados para as características físico-químicas do leite ovino, enquanto aspectos relacionados com a legislação foram considerados pontos críticos. A falta de cultura e conhecimento do consumidor sobre os produtos derivados do leite ovino são pontos críticos que afetam o segmento de venda e distribuição. A pequena escala de produção e a baixa demanda pelo leite e seus derivados, assim como a falta de insumos específicos para a atividade, também são pontos críticos da cadeia produtiva. Entretanto, o uso de insumos de outras atividades pecuárias (principalmente da bovinocultura leiteira) é uma opção importante para reduzir os custos de produção e otimizar o uso dos recursos na ovinocultura leiteira. Técnicas adequadas de produção e de processamento do leite ovino devem ser implementadas, assim como o controle de dados e de custos da produção. Apesar dos sistemas de produção estudados serem heterogêneos, alguns apresentam indicadores econômicos positivos, o que demonstra o potencial produtivo e econômico da atividade. Nesse cenário, a produção intensiva de produtos com maior valor agregado e o crescimento do mercado consumidor são fatores que estimulam o crescimento da ovinocultura leiteira, e são considerados oportunidades, de modo que campanhas de marketing para promover o consumo de derivados do leite devem ser realizadas. O pequeno volume de leite produzido gera oportunidades ao setor pela falta de concorrência e pelo grande mercado potencial a ser explorado, especialmente nos grandes centros, com maior poder aquisitivo.

Biografía del autor/a

Anderson Elias Bianchi, Português (Brasil)

Dr. em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, PR, Brasil.

Caroline Reichen, Português (Brasil)

Doutoranda, Pós-Graduação em Zootecnia, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, PR, Brasil.

Luiza Ilha Borges, Português (Brasil)

Doutoranda, Pós-Graduação em Zootecnia, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, PR, Brasil.

João Gabriel Rodrigues Santos, Português (Brasil)

Mestrando, Pós-Graduação em Zootecnia, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, PR, Brasil.

Laryssa dos Santos Rudek, Universidade Federal do Paraná,

Mestranda, Pós-Graduação em Zootecnia, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, PR, Brasil.

Sergio Rodrigo Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Octávio Rossi de Morais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Sobral, CE, Brasil.

Alda Lúcia Gomes Monteiro, Português (Brasil)

Profa. Dra., Departamento de Zootecnia, UFPR, Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2023-07-07

Cómo citar

Bianchi, A. E., Reichen, C., Borges, L. I., Santos, J. G. R., Rudek, L. . dos S., Fernandes, S. R., … Monteiro, A. L. G. (2023). Português (Brasil). Semina: Ciências Agrárias, 44(3), 971–988. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2023v44n3p971

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