Efeito de aditivos na composição bromatológica e qualidade de silagens de coproduto do desfibramento do sisal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2991Palavras-chave:
Agave sisalana, Nutrição, Ruminantes, Volumoso.Resumo
Foram avaliadas as características fermentativas e o valor nutricional de silagem de coproduto do desfibramento do sisal (CDS) in natura ou aditivada. Os aditivos testados foram: farelo de soja, uréia, farelo de trigo, torta de dendê, pó da batedeira, torta de licuri e torta de algodão. Foram utilizados silos experimentais com capacidade de aproximadamente 15 kg de silagem. Avaliaram-se a composição bromatológica, os nutrientes digestíveis totais e o perfil fermentativo, 60 dias após a ensilagem. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com três repetições. O CDS in natura apresentou baixo teor de matéria seca (MS), 12,3%, e os aditivos propiciaram aumentos nos teores de MS, com exceção da uréia. A silagem do CDS aditivada com farelo de soja (pH = 4,9) e torta de dendê (ácido butírico = 0,07% na MS), diferiram, respectivamente, para valores de pH e ácido butírico, em relação à silagem com CDS in natura. A adição de farelo de soja, uréia, torta de algodão, farelo de trigo e torta de dendê causaram aumento do teor de proteína bruta (PB) em relação à silagem do CDS in natura. Houve aumento nos teores de FDN das silagens do CDS aditivados com torta de algodão ou dendê (60,1 e 66,2% de FDN na MS) comparados à silagem CDS in natura (42,9% na MS). As silagens de CDS in natura ou aditivadas foram consideradas como excelentes ou de boa qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.