Requerimentos dietéticos e avaliação do modelo small ruminant nutrition system em cordeiros Morada Nova
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1655Keywords:
Metabolizabilidade, Proteína bruta, Requerimento nutricional.Abstract
O estudo foi conduzido para estimar as eficiências de utilização da energia metabolizável (EM) para mantença (km) e ganho de peso (kg) e avaliação do modelo Small Ruminant Nutrition System (SRNS) para predição do consumo de matéria seca (CMS) e ganho médio diário (GMD) de cordeiros Morada Nova em crescimento. Os animais não castrados e com dois meses de idade, apresentaram peso corporal médio inicial de 12,05 ± 1,81 kg. Oito animais foram abatidos no início do experimento como grupo referência, com o objetivo de estimar o peso do corpo vazio inicial e a composição corporal. Os animais remanescentes foram distribuídos em delineamento em blocos inteiramente casualizados com oito repetições por bloco e cinco dietas com níveis crescentes de energia metabolizável (0,96, 1,28, 1,72, 2,18 e 2.62 Mcal/kg de matéria seca (MS)). As eficiências de uso da energia metabolizável para mantença e ganho de peso foram calculados a partir da relação entre a energia líquida dietética para mantença e ganho e a concentração de EM nas dietas. A avaliação do modelo SRNS foi realizada por meio do ajuste do modelo linear de regressão simples entre os valores preditos (variável independente) e observados (variável dependente). A eficiência de utilização da EM para mantença (0,96 Mcal/kg MS) foi 0,24 e diminuiu (0,60 para 0,40) para os demais tratamentos com o aumento do nível de energia. O CMS e o GMD preditos pelo modelo SRNS não diferiram (P?0,05) dos valores observados. Assim, o modelo SRNS pode ser utilizado para estimar o CMS e o GMD de rebanhos de cordeiros Morada Nova.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.