Desempenho reprodutivo de ovelhas mestiças lanadas e deslanadas submetidas a protocolo hormonal a base de progestágeno e eCG, durante a contraestação reprodutiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p723Palavras-chave:
Indução/sincronização de estro, Lanadas, Deslanadas, Ovelhas, Contraestação reprodutiva.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho reprodutivo de ovelhas mestiças lanadas e deslanadas submetidas a um protocolo hormonal a base de progestágeno e eCG durante a contraestação reprodutiva. Ovelhas mestiças (n=48), sem raça definida, foram divididas em dois tratamentos, considerando-se a presença (G-Lanada, n=25) ou ausência de lã (G-Deslanada, n=23). As ovelhas foram submetidas a um tratamento hormonal de indução/sincronização de estro, que consistiu na colocação do dispositivo intravaginal em dia aleatório do ciclo estral (D0). No D7, foi administrado eCG e d-cloprostenol. No D9, o dispositivo foi retirado e após 12 h os machos foram introduzidos no lote (proporção 1:6), nos dias 10, 11 e 12. Posteriormente, os machos foram separados das fêmeas por dez dias e então reintroduzidos no lote por mais 45 dias. A taxa de apresentação de estro e de prenhez resultantes da sincronização foi 84,0 e 36,0% vs. 87,0 e 56,6%, G-Lanada vs. G-Deslanada (p>0,05). A taxa de prenhez total, após repasse com os reprodutores foi 68,0 vs. 91,3%, G-Lanada vs. G-Deslanada (p<0,05).Conclui-se que ovelhas mestiças deslanadas tratadas com protocolo hormonal durante a contraestação apresentaram desempenho reprodutivo superior ao de ovelhas mestiças lanadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.