Emissões de motor agrícola utilizando misturas de óleo Diesel e etanol hidratado

Autores

  • Marcelo Silveira de Farias Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-2949-1320
  • José Fernando Schlosser Universidade Federal de Santa Maria
  • Javier Solis Estrada Distribuidor Oficial John Deere
  • Gismael Francisco Perin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alfran Tellechea Martini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2019v40n1p7

Palavras-chave:

Ciclo Diesel, Combustíveis alternativos, Emissão de CO2, Poluentes.

Resumo

A crescente demanda mundial por energia, a diminuição das reservas de petróleo e os atuais problemas de poluição ambiental, instigam o estudo de fontes renováveis de energia para utilização nos motores de combustão interna, visando à diminuição da dependência do combustível fóssil e redução das emissões de gases poluentes. Este trabalho teve por objetivo avaliar as emissões de um motor ciclo Diesel de um trator agrícola utilizando óleo Diesel S500 (B5) e, em mistura com 3, 6, 9, 12 e 15% de etanol hidratado. As variáveis avaliadas foram as emissões de CO2 (ppm), NOx (ppm) e a opacidade (valor k) dos gases. Para a avaliação utilizou-se procedimento normalizado, com aplicação de oito modos de operação (M1; M2; M3; M4; M5; M6; M7 e M8), por meio da frenagem com um dinamômetro elétrico, em laboratório. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 60 repetições e no esquema fatorial 6x8. Os maiores valores de opacidade e emissões de CO2 e NOx foram alcançados com 3% de etanol, enquanto que os menores valores foram obtidos quando o motor utilizou 12 e 15%. Com estes combustíveis, a redução da opacidade, CO2 e NOx, em relação ao óleo diesel, foi de 24,49 e 26,53%; 4,96 e 5,15% e 6,59 e 9,70%, respectivamente. Conclui-se que, a adição de 12 e 15% de etanol no óleo diesel reduz significativamente as emissões do motor.

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Biografia do Autor

Marcelo Silveira de Farias, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr. Adjunto, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Campus Frederico Westphalen, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

José Fernando Schlosser, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr. Titular, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Javier Solis Estrada, Distribuidor Oficial John Deere

Engº Agrícola, Distribuidor Oficial John Deere, IPESA S.A.C, Lima, Peru.

Gismael Francisco Perin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Engº Agrº, Prof. Adjunto, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Erechim, Erechim, RS, Brasil.

Alfran Tellechea Martini, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Substituto, UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2019-02-15

Como Citar

Farias, M. S. de, Schlosser, J. F., Estrada, J. S., Perin, G. F., & Martini, A. T. (2019). Emissões de motor agrícola utilizando misturas de óleo Diesel e etanol hidratado. Semina: Ciências Agrárias, 40(1), 7–16. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2019v40n1p7

Edição

Seção

Artigos