Frequência de suplementação proteico-energética sobre o desempenho e comportamento ingestivo de bezerros Nelore mantidos em pastagem tropical na estação seca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2555Palavras-chave:
Ganho de peso, Capim-marandu, Manejo, Pastejo.Resumo
Com o objetivo de avaliar diferentes frequências de suplementação sobre o desempenho e comportamento ingestivo de bezerros Nelore mantidos em pasto de Urochloa brizantha cv. Marandu, 56 animais, com peso corporal (PC) inicial de 174,5 kg, foram submetidos aos seguintes tratamentos: sem suplementação, 1x, 3x e 7x por semana. O suplemento foi oferecido na quantidade de 3,5 g kg-1 de PC dia-1. A pesagem e a avaliação do comportamento foram feitas a cada 28 dias. O delineamento foi de blocos inteiramente casualizados com duas repetições. As análises de variância foram realizadas pelo procedimento GLM do SAS e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. A suplementação aumentou o ganho médio diário (GMD; P ? 0,05), porém não diferiu entre as frequências (0,005, 0,190, 0,183 e 0,177 kg dia-1 para sem suplementação, suplementados 1x, 3x e 7x, respectivamente). Os animais do tratamento sem suplementação apresentaram maior tempo de pastejo (P ? 0,05) em relação aos animais suplementados, porém não diferiram entre as frequências (10,44, 8,57, 8,32 e 8,59 horas dia-1 para aqueles sem suplementação, 1x, 3x e 7x respectivamente). Assim a frequência de fornecimento pode ser reduzida para uma vez por semana, sem prejuízo ao desempenho animal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.