Modelos para predição das proporções de ossos, músculos e gordura da carcaça de borregas por medidas obtidas in vivo, na seção entre a 9ª e 11ª costelas e 12ª costela
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p1081Palavras-chave:
Área de olho de lombo, Componentes corporais, Espessura de gordura, Ovinos.Resumo
Objetivou-se ajustar e avaliar modelos Pará predição das proporções de Ossos, Músculos e Gordura da Carcaça de Borregas A Partir de Medidas obtidas in vivo, na Seção HH e 12ª costela. Como 30 Borregas lanadas, oriundas de Cruzamentos com ovinos da Raça Texel, foram confinadas, alimentadas com níveis crescentes de Concentrado. (20; 40; 60 e 80%) e abatidas com 37,70 ± 10,23 kg Pará Estimativa da proporção de Gordura (GC%) e músculo (MC%) na Carcaça foram ajustados modelos com SO percentuais de Gordura e músculo da 9ª a 11ª costela (Seção HH) UO da 12ª costela, acompanhados OU NÃO da espessura de Gordura (EGS mm) UO da área de olho de lombo da Carcaça (AOL cm2), respectivamente. a proporção de Ossos da Carcaça (OC%) foi Predito Cabelo percentual de Ossos na Seção HH UO da 12ª costela. Para predição in vivo, foram ajustadas Equações com peso corporal em jejum (PCJ), altura de cernelha (AC), EGS e AOL Medidas POR ultrassom. A GC% PODE Ser Estimada Pela EGS obtida na Carcaça EO Teor de Gordura na 12ª costela. O MC% PODE Ser Predito de forma acurada Mais considerando o Teor de músculo na Seção HH ea AOL da Carcaça. A Seção HH foi o modelo Mais acurado Paragrafo predição da OC%. Para Obtenção da GC% e MC% in vivo OS modelos devem Incluir PCJ e AC. O OC% in vivo PODE Ser Estimado a Partir do PCJ. Recomenda-se a utilização da Composição Física da 12ª costela Paragrafo Estimativa acurada da proporção de Gordura na Carcaça EO USO da Seção HH Paragrafo predição das proporções de músculo e Ossos na Carcaça. Para predição acurada das proporções de Gordura, músculo e Ossos de Borregas in vivo, o modelo DEVE apresentar peso corporal em jejum e Medidas de altura de cernelha.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.