Efeito de diferentes linhagens de Bacillus thuringiensis na longevidade de Apis mellifera L africanizada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p329Palavras-chave:
Abelha africanizada, Bactéria entomopatogênica, Seletividade.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de três linhagens de Bacillus thuringiensis (Bt) sobre a longevidade de operárias de Apis mellifera africanizadas. Para isso foram preparadas soluções, na concentração de 3x108 esporos/mL-1 (dosagem comercial), para cada linhagem de Bt (IPS 82, BR 81 e BR 147). Foram realizados três bioensaios: pulverização sobre as abelhas, contato com superfície pulverizada e pasta Cândi incorporada com Bt. As abelhas do bioensaio de Bt incorporado à alimentação foram submetidos à análise histológica do mesêntero. A longevidade das operárias foi avaliada de uma até 120 horas utilizando diferentes intervalos. Verificou-se que no teste de pulverização, as abelhas que entraram em contato com a linhagem de Bt IPS 82 apresentaram redução de longevidade. No teste de contato, a linhagem BR 147 reduziu a longevidade das abelhas. No teste de alimentação as três linhagens estudadas reduziram a longevidade das abelhas Bt IPS 82: 64,5 horas; Bt BR 81: 64,5 horas e Bt BR 147: 60,0 horas. A linhagen Bt BR 81 foi considerada a mais seletiva, dentre as avaliadas, reduzindo a longevidade da abelha A. mellifera apenas quando ingerida.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.