Crescimento e desempenho produtivo de plantas de soja em função da aplicação de inoculante via sulco e em semente
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2387Palavras-chave:
Rendimento da soja, Nodulação, Número de vagens.Resumo
Diante dos custos da produção agrícola, consideravelmente elevados em função do preço dos fertilizantes e, particularmente, os nitrogenados, o uso de inoculantes, visando fornecimento de nitrogênio para a cultura da soja, tem sido uma tecnologia frequentemente recomendada para viabilizar a produção. Objetivou-se com este trabalho avaliar a viabilidade da aplicação de inoculantes via semente e sulco de semeadura, em solo já cultivado e em solo de cerrado nativo com a cultura da soja. O ensaio foi realizado em casa-de-vegetação, utilizando solo de cerrado, sem cultivo anterior, e solo com histórico de cultivo de soja. Foram testados sete tratamentos: 1) inoculação via semente (inoculante + fungicida + micronutriente), 2) tratamento via semente (fungicida + micronutriente), 3) testemunha (semente pura, sem tratamento), 4) via sulco-dose1 (dose recomendada), 5) sulco-dose2 (duas vezes a dose recomendada), 6) sulco-dose3 (três vezes a dose recomendada), e 7) sulco-dose1+ inoculação via semente. Foram avaliados altura de plantas; massa de matéria fresca e seca da parte aérea e nódulos; número de nódulos totais, viáveis e não-viáveis; número de vagens por planta e rendimento de grãos. A inoculação foi mais efetiva no incremento das variáveis analisadas quando utilizada no solo de cerrado, e o desempenho da soja nos tratamentos que não receberam inoculação foi melhor no solo já cultivado. A aplicação via sulco mostrou-se uma prática viável em razão da semelhança dos resultados obtidos com a aplicação tradicional, via semente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
- Citations
- Citation Indexes: 4
- Captures
- Readers: 11