Efeito do processamento e da forma física da ração sobre o desempenho de leitões na fase de creche e digestibilidade da dieta

Autores

  • Kelly Mazutti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Everton Luis Krabbe Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Diego Surek Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Alex Maiorka Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1575

Palavras-chave:

Alimentação, Desmame, Extrato etéreo, Pelete, Suínos.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes tipos de processamento e forma física da ração sobre a digestibilidade e parâmetros de desempenho zootécnico de leitões na fase de creche. O estudo foi conduzido em duas etapas. A primeira etapa foi repetida no tempo, com 120 leitões em cada experimento, totalizando 240 leitões recém-desmamados, num delineamento experimental em blocos ao acaso, com seis tratamentos e cinco repetições (30 baias). As dietas experimentais foram ofertadas do desmame aos 21 dias pós-desmame (fase inicial de creche), sendo: dieta farelada (F); dieta condicionada 60°C (FC); dieta peletizada 60°C / matriz 2,5 mm (P2.5); dieta peletizada 60°C / matriz 2,5 mm e triturada (P2.5T); dieta peletizada 60°C / matriz 4,75 mm (P4.75); dieta peletizada 60°C / matriz 4,75 mm e triturada (P4.75T). Foi determinado o ganho de peso diário (GPD), o consumo de ração diário (CRD) e a conversão alimentar (CA). Na segunda etapa foram utilizados 24 animais (33 dias de idade), provenientes da primeira etapa, os quais foram alojados individualmente em gaiolas metabólicas. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos de seis repetições cada: dieta farelada (F); dieta condicionada 60°C (FC); dieta peletizada 60°C / matriz 2,5 mm (P2.5); dieta peletizada 60°C / matriz 4,75 mm (P4.75). Foram realizadas coletas de fezes para determinação da digestibilidade da matéria seca, energia digestível aparente na matéria seca, energia bruta e extrato etéreo. O processamento e a forma física da ração não afetaram o GPD e CRD dos leitões dos 21 aos 39 dias de idade. A peletização a 2,5 mm de diâmetro proporcionou melhor CA em comparação às rações farelada e farelada condicionada (P < 0.05), o que pode ser atribuído a maior digestibilidade do extrato etéreo nas dietas peletizadas. O tamanho do pelete não teve efeito sobre os parâmetros de desempenho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Mazutti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Profa, Assistente III, Curso de Medicina Veterinária, Escola de Ciências Agrária e Medicina Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, PR, Brasil.

Everton Luis Krabbe, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, Concórdia, SC, Brasil.

Diego Surek, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, Concórdia, SC, Brasil.

Alex Maiorka, Universidade Federal do Paraná

Prof. Associado, Departamento de Zootecnia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Mazutti, K., Krabbe, E. L., Surek, D., & Maiorka, A. (2017). Efeito do processamento e da forma física da ração sobre o desempenho de leitões na fase de creche e digestibilidade da dieta. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1575–1586. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1575

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)