Inquérito sorológico de agentes causadores de leptospirose e toxoplasmose em Rattus rattus da cidade de Umuarama, Noroeste do Paraná, Brasil

Autores

  • Karoline Franciani Cardoso Lopes Universidade Paranaense
  • Ricardo de Melo Germano Universidade Paranaense
  • Edson Gerônimo Universidade Paranaense
  • Danila Zago Colégio Agrícola Estadual de Umuarama
  • Eduardo Herrera Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Roberta Torres Chideroli Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Evers Centro Universitário Filadélfia
  • Italmar Teodorico Navarro Universidade Estadual de Londrina
  • Julio Cesar de Freitas Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela Dib Gonçalves Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p239

Palavras-chave:

Diagnóstico sorológico, Leptospira spp, Ratos, Toxoplasma gondii, Zoonoses.

Resumo

Os roedores sinantrópicos determinam grandes prejuízos econômicos, e são responsáveis pela transmissão de várias zoonoses ao homem tanto em áreas urbanas quanto nas rurais, atuando como reservatórios de importantes doenças que incluem a leptospirose, toxoplasmose, leishmaniose e algumas de etiologia viral. O presente trabalho investigou a sororeatividade para leptospirose e toxoplasmose em roedores sinantrópicos da cidade de Umuarama, cidade localizada na região noroeste do estado do Paraná, Brasil. A técnica Soroaglutinação Microscópica (SAM) foi utilizada para a detecção de anticorpos anti-Leptospira spp e a Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) para a detecção de anticorpos anti-Toxoplasma gondii. Dos 178 animais examinados, quatro (2,24%) foram reagentes para Leptospira spp. e 10 (5,62%) para o Toxoplasma gondii. Destes animais, 95 (53,38%) eram machos e 83 (46,62%) fêmeas, dois (1,23%) eram provenientes da área urbana e 176 (98,87%) da área periurbana. Os resultados obtidos demonstraram que os roedores sinantrópicos examinados apresentaram baixa freqüência de sororeatividade para as duas zoonoses investigadas, tanto na região urbana como na periurbana da cidade de Umuarama, fato que pode estar associado ao alto Índice de Desenvolvimento Humano encontrado, contudo, as medidas preventivas devem ser mantidas, pois os roedores são importantes elos na cadeia epidemiológica das doenças analisadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karoline Franciani Cardoso Lopes, Universidade Paranaense

Biólogo, Discente do Doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Ricardo de Melo Germano, Universidade Paranaense

Biólogo, Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Edson Gerônimo, Universidade Paranaense

Biólogo, Discente do Doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Danila Zago, Colégio Agrícola Estadual de Umuarama

Tecnóloga de Alimentos, Profª M.e, Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, Umuarama, PR, Brasil.

Eduardo Herrera Dias, Universidade Estadual de Maringá

Discente da Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Umuarama, PR, Brasil.

Roberta Torres Chideroli, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Discente do Doutorado em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Fernanda Evers, Centro Universitário Filadélfia

Médica Veterinária, Profª Drª, Centro Universitário Filadélfia, UniFil, Londrina, PR, Brasil.

Italmar Teodorico Navarro, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário, Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Julio Cesar de Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Médico Veterinário, Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Daniela Dib Gonçalves, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Profª Drª, Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, UNIPAR, Umuarama, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Lopes, K. F. C., Germano, R. de M., Gerônimo, E., Zago, D., Dias, E. H., Chideroli, R. T., Evers, F., Navarro, I. T., Freitas, J. C. de, & Gonçalves, D. D. (2017). Inquérito sorológico de agentes causadores de leptospirose e toxoplasmose em Rattus rattus da cidade de Umuarama, Noroeste do Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 239–248. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p239

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>