Aspectos da toxoplasmose na clínica de pequenos animais

Autores

  • André Luiz Baptista Galvão Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Amanda Leal de Vaconcellos Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Italmar Teodorico Navarro Universidade Estadual de Londrina
  • Katia Denise Saraiva Bresciani Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p393

Palavras-chave:

Cão, Gato, Imunossupressão, Protozoário, Zoonose.

Resumo

A toxoplasmose, zoonose de distribuição mundial, apresenta importância em medicina veterinária e saúde pública. Os animais podem ser a fonte direta ou indireta da infecção ao homem, e neste, esta doença pode ser responsável por encefalite e óbitos, devido sua forma congênita em neonatos e como coinfecção em pacientes portadores da síndrome da imunodeficiência adquirida. O homem e os animais, hospedeiros intermediários, podem adquirir a doença pelo consumo de alimentos, como carne crua ou mal cozida e água contaminados com cistos e oocistos de T. gondii, respectivamente. Via iatrogênica como transfusões de sangue e transplante de órgãos são outras formas menos frequentes de transmissão. O agente causador desta enfermidade é o Toxoplasma gondii, protozoário coccídio intracelular obrigatório. Em pequenos animais, esta infecção tem sido reportada em diversos países, promovendo manifestações clínicas variadas e incomuns, porém severas e fatais, que constituem em um desafio em diagnóstico na clínica de pequenos animais, principalmente quando no comprometimento do sistema nervoso. Desse modo, constituem no objetivo da presente revisão literária abordar a participação dos pequenos animais na disseminação da doença, os aspectos clínicos a ela relacionados, bem como discutir métodos de diagnóstico, medidas terapêuticas, de profilaxia e controle desta enfermidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luiz Baptista Galvão, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal, SP.

Amanda Leal de Vaconcellos, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal, SP.

Italmar Teodorico Navarro, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Katia Denise Saraiva Bresciani, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Profª Adjunto da UNESP, Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba, Araçatuba, SP.

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

Galvão, A. L. B., Vaconcellos, A. L. de, Navarro, I. T., & Bresciani, K. D. S. (2014). Aspectos da toxoplasmose na clínica de pequenos animais. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 393–410. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p393

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>